O Xbox Game Pass deu à Microsoft mais munição para justificar o reboot de franquias de jogos mais antigas, disse o diretor de jogos da empresa. O serviço de assinatura do Xbox atualmente dá a seus cerca de 20 milhões de assinantes acesso a uma grande biblioteca de jogos antigos como Rare , Bethesda , Double Fine e muito mais.
Falando como parte do último Kinda Funny Gamescast, o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse que ser capaz de rastrear a popularidade de franquias mais antigas tornava mais fácil justificar o sinal verde de novos títulos, como o próximo reboot de Fable por Playground Games.
Questionado sobre se os dados do jogador para jogos antigos no Game Pass incentivam a reinicialização de franquias, Spencer disse: “Com certeza … pegue o Prey, que acho que foi um jogo incrível quando foi lançado, mas muitas pessoas perderam …
“Ver mais pessoas jogando algo como Prey, Dishonored ou voltando ao Fable e [que] você pode falar sobre esses jogos, para nós, enquanto nos sentamos como uma organização criativa e observamos no que as pessoas estão interessadas, isso nos dá mais dados pensar sobre coisas que podemos pegar e levar adiante com novas ideias e novas equipes que podem querer fazer isso.
“Então, sim, o Game Pass foi definitivamente uma grande fonte … Foi incrível quando a Bethesda entrou e pudemos colocar tantos dos ‘velhos novos’ jogos no Game Pass e voltando com o legado que temos com alguns dos o IP … até mesmo pensar no Rare Replay foi uma coisa realmente interessante para nós irmos fazer e deixar as pessoas irem e experimentarem um pouco do antigo IP da Rare. ”
Ele acrescentou: “Vamos continuar assim, porque o Game Pass nos dá um modelo de negócios onde isso faz sentido. Não precisa ser uma versão [jogo como serviço] de um jogo, pode ser apenas ‘este jogo fica lá’ e as pessoas se divertem no serviço ”.
Spencer já deu sinal verde para uma série de reboots da franquia durante sua gestão como chefe de jogos da Microsoft, incluindo Battletoads, Flight Simulator e as próximas novas jogos de Fable e Perfect Dark.
O executivo também foi questionado sobre a coleção Rare Replay de 2015 e se ele gostaria de criar uma compilação semelhante para outro estúdio da Xbox Game Studios, e prontamente expressou o seguinte:
“Esta não é uma prévia de algo que estamos nos preparando para anunciar, mas quando penso no trabalho que Jordan Weisman fez, quando penso em Shadowrun, Crimson [Skies], Mech [Warrior] … há algumas histórias fantásticas e profundas e mundos lá ”, disse ele.
“Não fizemos um bom trabalho como empresa gerenciando a aquisição da FASA, como isso aconteceu e o estúdio acabou … não foi nosso melhor momento como Xbox. Mas a equipe lá e o trabalho criativo que eles fizeram com algumas dessas franquias eram muito fortes.
“Existem alguns problemas de direitos com algumas dessas coisas, mas se você me perguntar se havia um estúdio em nosso passado que eu adoraria que pudéssemos abrir o catálogo e permitir que mais pessoas tocassem, a FASA definitivamente está em no topo da lista para mim. ”