The Elder Scrolls é uma das maiores franquias dos jogos modernos, com jogos como Skyrim estabelecendo novos padrões para RPGs, então como a Bethesda conseguirá superar seus sucessos anteriores quando o novo jogo for finalmente lançado?
De acordo com o ex-designer da Bethesda, Bruce Nesmith, que também trabalhou em jogos como Fallout e o último lançamento Starfield [, será “quase impossível” corresponder às expectativas dos jogadores por causa da história da empresa, mesmo que seja “sem dúvida” um “jogo incrível”. Aqui está o que ele disse durante uma entrevista recente com Kiwi Talkz:
“Elder Scrolls 6 sem dúvida será um jogo incrível, mas será comparado a todos os jogos anteriores que a Bethesda fez. Assim como os jogos de cada estúdio serão comparados aos seus produtos anteriores.”
Ele entra em mais detalhes sobre como corresponder a essas expectativas elevadas, ao mesmo tempo em que observa como os jogos que “vieram depois de Skyrim” (listando Fallout 4 , Fallout 76 e Starfield no processo) também tiveram os mesmos problemas – com a melhor abordagem para os desenvolvedores sendo “gerenciar as expectativas, tentar definir expectativas” para as pessoas que compram o jogo.
“Sabe, o cara de 30 anos que está fazendo uma obra de arte, que é um artista profissional, não consegue controlar a expectativa porque ele tem toda essa história, sabe — ela está lá, quer ele goste ou não, e o mesmo vale para os fãs que querem comprar Elder Scrolls 6, suas expectativas serão quase impossíveis de serem atendidas.”
Nesmith continua admitindo como “os departamentos de marketing simplesmente colocam a cabeça nas mãos e choram” nesse tipo de situação, porque então “se não for perfeito, não conseguirá nota 95 ou mais no Metacritic”, um produto pode ser recebido com críticas extremas e considerado um “fracasso”.
A pressão provavelmente já está aumentando com The Elder Scrolls 6 — com o anúncio original datando de 2018. Todd Howard admitiu anteriormente que a revelação antecipada ocorreu porque todos estavam com “tochas e forcados prontos” na época e precisavam ter certeza de que o próximo capítulo ainda estava a caminho.