Durante o PDX 2021, a Paradox Interactive anunciou e apresentou Victoria 3, a continuação de uma de suas mais amadas grandes séries de estratégia. Partindo da experiência das duas anteriores Victorias, os incorporadores pretendiam expandir e melhorar as suas características fundamentais, por exemplo, permitindo a gestão de uma centena de países, criando mais mercados locais em vez de apenas um e influenciando a economia sobre a população.
O sistema POP (parte da população) também voltará, ou seja, a população será dividida em unidades básicas com características bem definidas (religião, emprego, localidade e assim por diante). Durante a apresentação, um grupo de capitalistas protestantes residentes em Brandenburg foi citado como exemplo, mas os exemplos factíveis são inúmeros. No mundo de Victoria 3 haverá milhares de POPs para interagir, o que será fundamental para toda a simulação, dificultando as escolhas do jogador.
Haverá também evoluções dos sistemas militar e legal, os quais serão complexos e bem integrados com os outros sistemas de jogo. Em suma, vamos esperar um estratégico para verdadeiros amantes do gênero e não algo como a Realpolitiks 2 .
Victoria 3 chegará diretamente ao Xbox Game Pass para PC e Steam.