Se você olhar para a geração anterior entre o Xbox One e o PlayStation 4, sem dúvida o momento mais prejudicial para a Microsoft foi quando o PlayStation revelou o “Vídeo tutorial de como empresar um jogo”, mostrando como qualquer um poderia jogar jogos usados em um PlayStation 4. Em contraste, foi sugerido que o Xbox One seria um console sempre online que tinha regras confusas para empréstimos de jogos, mas isso acabou não sendo o caso.
Os efeitos do lançamento negativo do Xbox One ainda estão sendo sentidos até hoje, e o vídeo tutorial do jogo usado foi um golpe mortal na época, embora o ex-chefe do PlayStation, Jack Tretton, tenha afirmado que não era necessariamente feito para agredir a Microsoft. Tretton disse o seguinte em entrevista à Axios (obrigado IGN ):
“Eu tenho muitos amigos na Microsoft agora e tinha muitos amigos na época, e eu não estava necessariamente querendo fazer isso às custas deles. Eu estava me sentindo muito bem com isso.”
O recente documentário do Xbox, Power On: The Story Of Xbox, cobriu o vídeo tutorial do jogo usado e a reação da Microsoft a ele na época, com o GM do Xbox Games Marketing Aaron Greenberg descrevendo-o como um exemplo de “coisas [ficando] realmente feias”.
Na verdade, o lançamento negativo do Xbox One levou o chefe do Xbox na época, Don Mattrick, a deixar a empresa e ser substituído por Phil Spencer, e Mattrick desde então revelou que não queria deixar o cargo.
O que você acha dos comentários de Tretton sobre o infame vídeo do PS4? Conte-nos abaixo.