Você deve estar ciente de que é possível comprar jogos do Xbox muito mais baratos em lojas estrangeiras. Para isso, é necessário alterar algumas configurações do seu console, possivelmente do seu perfil do Xbox, e adquirir moedas como vale-presente ou simplesmente códigos de jogos nos principais sites de revenda. Isto certamente representa uma deficiência para a Microsoft, que hoje parece estar apertando os parafusos após anos de negligência. No entanto, jogadores de países não suportados pelo Xbox estão passando pela situação.
eXtas1s, um insider bastante bem informado sobre o ecossistema Xbox, afirma que muitos jogadores o contataram para relatar que seu saldo foi bloqueado após o uso de VPN. Na verdade, a Microsoft teria bloqueado a possibilidade de fazer compras em outras regiões.
No momento, a Microsoft não tomou uma decisão sobre essas alterações e não vimos nenhuma alteração nos Termos de Licença de Software da Microsoft para Xbox e aplicativos de jogos para Android, iOS e iPad.
É claro que esta notícia não deve alegrar quem, por exemplo, localizou a sua conta na Turquia e obteve cartões-presente na moeda local para obter jogos e extensões a baixo custo. Na verdade, é uma das regiões onde os preços são mais baixos.
Além disso, através dos principais sites de revenda, era possível comprar conteúdo a preços completamente ridículos. Por exemplo, quando foi lançado na Xbox, Baldur’s Gate 3 estava disponível por cerca de R$ 80,00 na loja nigeriana.
Do ponto de vista de um consumidor não local, esta situação pode parecer ideal, desde que não se coloquem questões sobre os potenciais impactos nos intervenientes locais… O que é certo para a Microsoft é que estas possibilidades representam uma grande lacuna, justificando certamente as medidas tomadas. No entanto, isto não deixa de ter consequências para os muitos jogadores de Xbox que aproveitam o ecossistema em países não suportados pela marca.
Até ao momento, é perfeitamente compreensível que a Microsoft não queira que os seus usuários obtenham conteúdos de baixo custo através de lojas estrangeiras, mas isso representa um problema real para jogadores de países não suportados pela marca.
Num tweet de Jez Corden, um jogador cazaque explica, por exemplo, que até hoje era possível comprar jogos em qualquer região, já que não existe uma loja Xbox no Cazaquistão. No entanto, isso não funciona mais e uma mensagem é exibida solicitando que ele mude de região.
Um jogador marroquino também explica que conseguiu aproveitar os códigos Game Pass adquiridos por meio de um importante site de revenda, mas que não consegue mais comprar jogos em outras regiões além dos Estados Unidos. Podemos encontrar outros depoimentos de jogadores de todo o mundo no tweet de Jez Corden, que parece confirmar que realmente ocorreram mudanças nos jogadores recentes.
Resta saber se o Xbox comentará em breve sobre esse assunto, ou simplesmente alterará algumas linhas em seus termos contratuais. Enquanto espera para saber mais, se você está acostumado com esses métodos, aconselhamos que não faça nada nesse sentido.