Windows 10 superou o Windows 7, agora é o mais usado do mundo

windows-10-desenho-logo

Já se passaram dois anos e meio, mas agora o Windows 10 finalmente venceu o Windows 7 como sistema operacional desktop mais usado no mundo segundo o site StatCounter.

Não estranhe comprarar a popularidade de um sistema operacional recente com outro lançado em 2009, mas essa é uma vitória significativa para a Microsoft. Como exemplo, o Windows 8 não caiu nas graças do público e nunca se tornou uma ameaça real ao Windows 7.

De acordo com o Statcounter, o Windows 10 possui a quota de 42,78% dos computadores Windows em janeiro de 2018, contra 41,86% do Windows 7. Isso foi impressionante, mas ainda é relativamente distante do objetivo de um bilhão que o chefe de Windows e dispositivos da Microsoft, Terry Myerson, previu na conferência Build de 2015, mas que a própria Microsoft reconheceu que não poderia cumprir tal meta por conta da ausência de novos aparelhos com Windows Phone (Windows 10 Mobile). Notem, para a Microsoft, o Xbox, os smartphones e PCs são contados como dispositivos com Windows 10.

Por que isso importa? Primeiro de tudo, as atualizações, a Microsoft já encerrou o suporte principal para o Windows 7. Dessa forma, apenas patches de segurança periódicos serão levados ao Windows 7 e irão acabar em 2020, que não está tão distante, ou seja, nada de novos recursos ou melhoria para o Windows 7.

Além disso, para os tempos modernos, o Windows 7 já caducou. Ele não suporta telas de alta resolução (ou múltiplos monitores) de forma decente, aceitar leitores de impressão digital ou o reconhecimento facial Windows Hello, não suporta tela touch, não possui DirectX 12, não suporta UWP, e muito mais.

A modernização do Windows está na versão 10, e, como diz o famoso clichê, quem vive de passado é museu.

39 comments on “Windows 10 superou o Windows 7, agora é o mais usado do mundo

    1. Mas, na verdade, ele ainda é.
      A Microsoft já não precisa se preocupar com o Windows ME ou anterior, e nem com o Windows 8 e o Windows Vista, que são mais recentes.
      E o Windows XP e o Windows 8.1 já não tem lá muita força atualmente.

      No Android, é bem diferente.
      Ainda tem gente que usa as versões Gingerbread e Ice Cream Sandwich, e os números do Jelly Bean, KitKat, Lollipop e Marshmallow ainda incomodam as versões mais recentes.

  1. Você só esqueceu de dizer que a Statcounter considera os computadores conectados à internet.

    Só um pequeno detalhe que faz toda grande diferença.

          1. E desde quando eu falei de valores?

            E vou continuar mesmo sem acreditar, pois em nenhum momento eu afirmei que mudaria de opinião.

            =)

    1. Não duvido que tenha mais Windows 7 instalado que Windows 10. Mas vamos ser sinceros, qual a relevância dessa porcentagem de usuários que nem sequer usam a internet? Acho que nenhuma, o lucro que poderiam dar a Microsoft já deram comprando o computador com licença, isso se não crackearam.

        1. O que eu disse foi tão absurdo assim? Continue seu comentário mano. Mas eu me refiro apenas ao uso pessoal, qual a relevância de um usuário que sequer acessa a internet? Deve haver vários outros fins que desconheço que não necessita de internet, mas eu me refiro apenas ao uso pessoal.

  2. Claro, considerando dispositivos que não vem com o Windows 7 ou não aceitam a instalação do mesmo, isso ainda até que demorou acontecer.

  3. Legal… Mas, quando o site terá um aplicativo descente para a plataforma similar ao Windows Team? tem que acessar o site para ler notícias é totalmente dispensável.

    1. kkkkkk gosto muito do site, mas vc tem razão!!! Se pelo menos o site fizesse um logo legal para um “WebApp” feito pelo Edge, mas nem isso. Eu coloquei o site como “webapp” na tela iniciar, mas fica com a logo do Edge e não do Windows Club (caso tivesse).

  4. A tendência e essa mesmo. Daqui alguns anos terá o dobro… nenhuma surpresa. Só espero que a Microsoft pare no 10 e só faça outro quando for usar a linguagem quântica nativamente para processadores quânticos, embora, segundo informações sobre tal tecnologia, os processadores quânticos são compatíveis com a linguagem binária…

    1. Eles são, mas invés de apenas 0 ou 1, ele tem um terceiro bit possível, que pode ser 0 ou 1. Computação quântica é meio estranha pra mim kkk, mas eu acredito que os processadores usando grafeno invés de silício virão antes dos processadores quânticos, então teremos um grande ganho de desempenho com a redução da litografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *