No que pode ser uma notícia decepcionante para os fãs do Windows, a Microsoft está adiando o lançamento do Windows 10X – seu sistema operacional de próxima geração – indefinidamente. O relatório é de Petri, citando informações de quem conhece o assunto. Por ser de muitas fontes confiáveis tome isso como algo real.
A Microsoft originalmente exibiu o Windows 10X em 2019 ao lado do Surface Neo e Surface Duo. Enquanto o Surface Duo com Android chegou ao mercado, o Neo foi adiado e o Windows 10X foi reaproveitado para dispositivos de tela única. Uma suposta versão quase final do sistema operacional moderno vazou e a Microsoft disse que estaria preparando a plataforma para o lançamento nesta ano. Esse cronograma mudou mais uma vez para o final deste ano, de acordo com relatórios.
No entanto, Petri relata que esses planos mudaram agora, com o Windows 10X agora em segundo plano. A empresa está transferindo recursos de volta para o Windows 10, que deve receber uma grande atualização de codinome Sun Valley ainda este ano. Quanto ao 10X, não há informações concretas sobre se e quando o sistema operacional verá a luz do dia, e é possível que a oferta como a conhecemos nunca chegue aos usuários.
Algumas razões para a decisão, de acordo com fontes internas, incluem o fato de que o sistema operacional simplesmente não estava pronto. A empresa acredita que o “momento e as condições de mercado” não estão certos e que o feedback dos usuários também não foi tão positivo quanto esperava. Enquanto os entusiastas esperavam ver o 10X chegar a novos dispositivos, pode ter sido difícil comercializar um sistema operacional totalmente novo em novos dispositivos, especialmente durante os tempos de pandemia que viu a adoção de PCs com Windows 10 tradicionais aumentar. Some-se ao fato de que, no lançamento, foi dito que o sistema operacional não tinha suporte para aplicativos Win32 tradicionais, o que, novamente, pode ter funcionado contra a oferta.
Além disso, o relatório afirma que os executivos da empresa acham que o Windows 10X não oferece as soluções que seus clientes desejam. Portanto, faz sentido para a gigante de Redmond introduzir certos recursos, como atualizações contínuas e contêineres de aplicativos, para o Windows 10 enquanto trabalha em uma possível plataforma leve para lançamento.
Da forma como está agora, é seguro presumir que o Windows 10X como o conhecemos está adiado e seus recursos serão levados para o Windows 10 tradicional. Não está claro se a empresa irá anunciar publicamente os planos que tem para o Windows 10, incluindo a revisão visual e as novas políticas da Microsoft Store em sua conferência Build no final deste mês – inclusive com a diminuição das taxas para desenvolvedores de jogos do PC. O relatório de Petri afirma que a empresa fará “anúncios formais” sobre o destino do SO, por isso será interessante ver quais são.