O leaker de hardware @leaf_hobby, que alcançou notoriedade considerável por comunicar corretamente os recursos do Intel Xeon com bastante antecedência, apontou que os documentos que surgiram nas especificações técnicas dos novos CPUs Meteor Lake da Intel contêm referências diretas ao Windows 12.
Tal não foi oficialmente comentado pela Microsoft, que no entanto parece ter prestado apoio à Intel na conceção de alguns aspetos da nova plataforma CPU, antecipando de alguma forma a chegada iminente do Windows 12 de acordo com VideoCardz, uma fonte informando que o Meteor Lake deve incluir 20 pistas PCIe Gen5 e suporte para Windows 12.
Ainda não há planos oficiais para o Windows 12, tendo em vista que a transição para o Windows 11 ainda é bastante recente, mas alguns indícios já apontam para a nova geração do sistema operacional da Microsoft, que aparentemente será baseado substancialmente na integração de inteligência artificial.
“À medida que começamos a desenvolver versões futuras do Windows, também estaremos pensando em outras áreas onde a IA pode desempenhar um papel natural na experiência do usuário”, disse Yusuf Mehdi, da Microsoft, recentemente, com possível referência à próxima versão do sistema operacional.
Espera-se que o Meteor Lake chegue no início de 2024 e será um importante passo evolutivo para a Intel, construído no processo de fabricação de 7 nm e na plataforma Intel 4 com o primeiro design de chiplet com núcleo de CPU, placa gráfica integrada e entrada/saída em seções separadas.