Existem diversos sinais da mudança trazida pela “nova” Microsoft, especialmente depois que Satya Nadella assumiu o posto de CEO. E novas afirmações de um engenheiro veterano mostram que as estruturas da gigante do software foram mesmo abaladas: Mark Russinovich disse durante uma conferência no Vale do Silício que a companhia discute a possibilidade de tornar o Windows open source. Loucura? Será mesmo?
O comentário arrancou aplausos da plateia que, em sua maioria, sequer utilizava o sistema operacional. Mark disse ainda que isso faz parte de uma “nova Microsoft” e que a empresa de Redmond está participando de todas as conversas que se pode imaginar sobre o que fazer com o seu software e serviços.
Gordon Kelly, um jornalista de tecnologia freelancer que escreve para sites como Wired, The Next Web, BBC, entre outros, resolveu analisar esse possível movimento da Microsoft para levar seu principal produto – e fonte de receita – para o mundo open source. Ele resumiu o assunto como “uma loucura completa”. Ele também acredita que é impossível pensar em uma versão aberta do Windows 10 ou até mesmo do seu futuro sucessor.
Porém, reformular um sistema operacional é uma tarefa bem diferente de lançar uma versão open source. Para essa segunda opção, a empresa teria que começar tudo do zero. O SO deveria ser estabelecido em código aberto desde o primeiro dia e a Microsoft precisaria aceitar uma quantidade enorme de colaboradores
É verdade ou mentira?
Gordon acredita que tudo pode se resumir em uma simples piada da Microsoft. Mark Russinovich pode apenas ter brincado durante uma conferência onde a grande maioria do público trabalhava com softwares de código aberto. Para isso, ele teria usado nada menos do que o produto fundamental da Microsoft, o Windows.
E você, acredita em um possível Windows com código fonte aberto?
Fonte: Forbes
Pra min sim, poderá ser realizada ter um windows aberto, mais se isso acontecer vai sair quando os Desktops pararem de ser fabricado,mais pode ser que só para desktops
Bom,um reles”jornalista”,como Gordo Kelly(nome “bunito” rapaz),não adianta chorar,se a Microsoft lançar o Windows Open Source,será uma revolução e um passo aos tempos modernos,parceiros não vão faltar,isso eu tenho certeza,já que o grande filão agora de Redmond é faturar nos serviços de Nuvem,Office e softwares exclusivos,e no Brasil,será uma porrada bem dada na cabeça da Pirataria,essa que vem estragando ao longo do tempo varios Windows em várias versões(cansei de ver mendigo ae vendendo até windows 11 na rua,com capa xerocada,putz,e muito bicho engravatado comprando),afinal se sua maior concorrente atual a Google,liberou o Android,o Windows será questão de tempo,não dá pra viver nos anos 90 mais…