A Microsoft está lançando a atualização de outubro para o software do sistema Xbox, portanto a atualização poderá estar disponível a qualquer momento também nos consoles de nossa região, em relação ao Xbox Series X|S e Xbox One.
A atualização de firmware de outubro inclui alguns dos principais novos recursos aplicados ao sistema operacional, alguns dos quais já haviam sido antecipados e testados pelos vários ciclos alfa do programa Xbox Insider.
Entre as principais novidades encontramos a possibilidade de mapear as teclas do controle como as de um teclado: esta opção aplica-se à aplicação de gestão de acessórios e permite atribuir vários valores às teclas do Xbox Elite Wireless Controller e do Xbox Adaptive Controller.
Essencialmente, com esta opção é possível atribuir um valor diferente a cada botão dos controles em questão, para que possam ser utilizados como uma espécie de teclado. No momento, a opção parece afetar apenas os controles Elite e Adaptive.
É adicionada a capacidade de importar gravações de jogos do console diretamente para o Clipchamp: os vídeos gravados no console podem ser editados através do aplicativo Clipchamp integrado no PC e no navegador da Internet, permitindo ajustar a gravação por meio de inúmeras opções de edição.
Outra opção diz respeito à possibilidade de definir preferências de compartilhamento de dados de diagnóstico entre todos os dispositivos Microsoft e Xbox: isto significa que ao definir a partilha num console Xbox, esta é aplicada a todos os dispositivos geridos pela mesma conta Microsoft.
Finalmente, a atualização de outubro permite que alguns jogadores experimentem uma opção específica que lhes permite entrar em um jogo diretamente do perfil do jogador. Com esse recurso, a partir do perfil do jogador é possível ver facilmente o que os amigos da lista estão fazendo e possivelmente entrar no jogo diretamente desta página.
Esta última opção está em fase de testes e ainda não está clara, mas inicialmente será disponibilizada a um grupo limitado de jogadores e depois será cada vez mais alargada ao público, para que haja uma forma de perceber o que é com mais precisão.