Sim, como vocês estão ouvindo, a retrocompatibilidade do Xbox 360 ou até de máquinas mais antigas,em breve deve voltar a ser notícia. No entanto, não é tão louco pensar nisso quando sabemos que a saga do Call of Duty chegará muito em breve ao Xbox Game Pass, algo que muitos de nós esperamos que seja um verdadeiro impulso para o serviço e para a Microsoft. Diablo IV foi o primeiro título da história da Activision Blizzard a ser incluído no Game Pass, mas, claro, não será o último.
Agora, Sarah Bond do Xbox afimrou o seguinte ao Windows Central:
“Formamos uma nova equipe dedicada à preservação de jogos. Estamos construindo nossa forte história de retrocompatibilidade e continuamos comprometidos em trazer a incrível biblioteca de jogos do Xbox para as futuras gerações de jogadores.”
“Já se passaram quase seis meses desde que nos unimos como organização [desde a compra da Activision Blizzard]. Nossas conquistas coletivas nesse período são tremendas. Todos devem se sentir incrivelmente orgulhosos do que alcançamos e entusiasmados com as oportunidades futuras”, disse Sarah, “Estamos avançando a todo vapor acelerar nosso hardware de próxima geração, focado em oferecer o maior salto tecnológico de uma geração.”
“Estamos inovando em IA de jogos, focados em fornecer valor para o jogador e para o desenvolvedor em termos de descoberta, envolvimento e velocidade do criador”.
Note que o assunto da preservação dos jogos é algo que está sempre em debate, principalmente de títulos que não têm mais mídia física. Com o passar do tempo, e o fim das licenças, muitos jogos podem ser perdidos. A Microsoft está compreendendo esta situação e Sarah Bond formou uma equipe justamente para isso, e para trazer de volta a retrocompabilidade.
Parece que teremos mais notícias quanto ao tema na Xbox Games Showcase de junho de 2024, ao menos é algo que alguns insiders afirmar como possibilidade. Sabemos que todos os jogos do Call of Duty são retrocmpativeis. No mais, pode ser também que a equipe esteja já começarando a trabalhar no console de uma nova geração e que necessite novamente do apoio da equipe dar retrocompatibilidade. Ficaremos atentos.