A Microsoft acaba de revelar que um periférico incrível está chegando ao Xbox One, Xbox Series S/X e PC. Em 2018, a Microsoft revelou o Xbox Adaptive Controller. O controle foi projetado com um único propósito: tornar os videogames mais inclusivos e garantir que jogadores com deficiências pudessem personalizar o dispositivo como quisessem.
O Controle Adaptável do Xbox foi recebido com elogios unânimes, principalmente devido à liberdade de personalização que ele oferece a pessoas com deficiências de mobilidade. No entanto, a Microsoft ainda está claramente procurando maneiras de melhorar a experiência, e é por isso que eles acabaram de revelar um novo controle para oferecer aos jogadores uma liberdade ainda maior.
O Xbox Adaptive Joystick foi projetado para funcionar em conjunto com os controles do Xbox, incluindo o Xbox Adaptive Controller, permitindo uma maneira alternativa para os jogadores utilizarem entradas direcionais.
We’re on a mission to make gaming more accessible to all
The configurable, wired Xbox Adaptive Joystick is available now: https://t.co/gFEQ4Me5fX pic.twitter.com/Id9kQBeWkK
— Xbox (@Xbox) March 18, 2025
Gaming is for everyone! That’s why we’ve partnered with the disability community to introduce our Xbox Adaptive Joystick to help ensure that anyone who wants to can join in on the fun. https://t.co/6WC1c1SdOG pic.twitter.com/UB754QyKhF
— Satya Nadella (@satyanadella) March 18, 2025
Mas você não precisa de um Xbox ou mesmo de um controle do Xbox para usá-lo, pois o dispositivo pode ser usado em PCs sem a necessidade de nenhum controle complementar.
Como você pode ver no vídeo de revelação do controle acima, ele basicamente visa transformar um controle de duas mãos em um dispositivo que pode ser usado com uma mão, um dedo ou até mesmo com o queixo.
E, assim como o Xbox Adaptive Controller, ele também é totalmente personalizável. A Microsoft até carregou vários complementos imprimíveis em 3D para o dispositivo em seu site gratuitamente, para que você possa ter certeza de que o controle atende às suas necessidades exatas.
Esperamos que a Microsoft continue a progredir no departamento de acessibilidade, porque, como eles próprios afirmam, “quando todos jogam, todos ganhamos”.