A Microsoft está testando um modo compacto do aplicativo Xbox projetado especificamente para dispositivos portáteis como o ROG Ally, equipado com uma barra lateral substancialmente reduzida e, portanto, uma interface redesenhada.
Ainda mais agora que a aquisição da Activision Blizzard foi finalizada, a empresa de Redmond também tenta empurrar os jogos para Windows e neste sentido é absolutamente necessário que as aplicações sejam ágeis e bem otimizadas.
Windows portátil, então? As primeiras pistas sobre isso vazaram de um projeto hackathon da Microsoft no início deste ano e incluem uma barra de tarefas flutuante, um launcher aprimorado e alterações no aplicativo Xbox.
O conceito é muito simples: tornar o Windows 11 uma opção válida também para portáteis, modificando a interface também através da simples sobreposição do aplicativo Xbox, talvez configurado para iniciar automaticamente quando o sistema operacional for iniciado.
Uma espécie de modo de jogo estendido, enfim, que os usuários que usam o PC exclusivamente para jogar já pedem há algum tempo e que talvez também pudesse incluir otimizações em termos de recursos para melhorar o desempenho dos jogos.