Final Fantasy XIV Online estreou há mais de 10 anos e, embora tenha tido um início difícil, conseguiu se manter relevante e se tornar um dos MMORPGs mais populares do mercado. Por um longo período, esteve disponível apenas para consoles PlayStation e PC, mas finalmente chegou ao Xbox. Claro que a sua estreia nas plataformas Microsoft não esteve longe de ter problemas.
O game multiplayer da Square Enix passou por um período Beta no início de 2024 no Xbox Series X|S, e foi somente em 21 de março que finalmente estreou oficialmente nessa plataforma. Além disso, os usuários têm até 19 de abril para resgatar a Starter Edition com sua assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.
Parece que milhares de jogadores atenderam ao chamado e começaram a jogar o MMORPG japonês em seus consoles da Microsoft; Porém, um mal-entendido já fez com que alguns jogadores recebessem um banimento injustificado.
Através de uma postagem no Reddit, o usuário TGB_B20k compartilhou seu caso e chamou a atenção da comunidade. Especificamente, ele anunciou que, após tentar recrutar alguns jogadores para sua Free Company, recebeu um banimento que o impedirá de usar as funções online do console por 60 dias.
Para quem não está familiarizado com Final Fantasy XIV, Free Company são as comunidades que compõem o sistema de guildas ou clãs. Basicamente, os jogadores se juntam a um grupo onde podem colaborar com outras pessoas para realizar missões ou compartilhar recursos.
TGB_B20kEn teoriza que o termo “Empresa Livre” é o que causou o problema. Como ele explica em sua postagem, parece que o Xbox confunde esse conceito e pensa que se refere à autopromoção ou que tem algum duplo sentido que viola os padrões da comunidade.
“Entrei com recurso e foi negado, e não tenho ideia do que mais fazer. Tudo que fiz foi usar o nome correto”, escreveu o jogador na seção de comentários. Ele explicou que, de acordo com a mensagem que recebeu da equipe de suporte, sua conta “violou os padrões da comunidade e foi sujeita a medidas coercivas”.
Em resposta a essa postagem, outros jogadores de Final Fantasy XIV alegaram que também foram banidos em circunstâncias semelhantes. “Um amigo meu recebeu uma suspensão de 2 dias por incluir um código de recrutamento. “Ele ligou e foi informado que mesmo que fosse ruim, eles não poderiam fazer nada porque era uma suspensão muito curta e ele deveria esperar”, comentou uma pessoa.
Não se sabe se este é um problema generalizado, mas será melhor que os jogadores tenham cuidado e evitem recrutar outros usuários até que a Square Enix se pronuncie e forneça uma solução.