Tim Stuart, o CFO do Xbox, acredita que no futuro a inteligência artificial generativa será capaz de gerenciar as traduções dos jogos para diferentes idiomas e até mesmo escrever os scripts para eles, além de fazer muitas outras coisas.
Stuart abordou o assunto no Wells Fargo TMT Summit, falando sobre o uso da IA no desenvolvimento de jogos: “Do lado do desenvolvimento, você tem que pensar nos milhões e milhões de dólares gastos em um jogo na localização, no roteiro, sobre como você pensa sobre os jogadores se movendo do ponto A para o ponto B e o diálogo dos personagens não-jogadores. A IA pode cuidar de tudo.”
Stuart é evidentemente um otimista em relação à inteligência artificial, dado o quanto a Microsoft está investindo nela. Segundo ele, no futuro um desenvolvedor poderá dizer: “Preciso que o jogador vá do ponto A ao ponto B e, em vez de escrever milhares de linhas de script ou código, a inteligência artificial cuidará disso. “
Mas não só isso, segundo Stuart a IA também poderá testar jogos e estudar o comportamento dos jogadores: “Pensando em testar videogames, um milhão de bots de IA poderão passar por um nível do Minecraft e descobrir onde os jogadores ficam presos, onde gastam dinheiro e como veem esse nível.” Em suma, a IA mudará tudo no setor do desenvolvimento, reduzindo custos e automatizando alguns processos normalmente muito longos.
Para o executivo da Microsoft, a IA ajudará a treinar mais desenvolvedores ao redor do mundo.