O Xbox e sua gestão receberam muitas críticas após a notícia do fechamento da Tango Gameworks, Arkane Austin e duas outras equipes pertencentes ao Xbox Game Studios, Alpha Dog Games e Roundhouse Games.
A razão da feroz dissidência (expressa, ainda que de forma calma, também pelo diretor criativo da Arkane Lyon, Dinga Bakaba) não se deve simplesmente às decisões tomadas pela alta administração da casa de Redmond, mas sim à forma como essas escolhas colidem com as declarações dos últimos meses.
Após a aquisição da Bethesda, por exemplo, Phil Spencer disse que iria a Tóquio para conhecer os desenvolvedores da Tango Gameworks, “ uma equipe cujas criações tenho grande respeito: falei longamente sobre nosso desejo de ter mais de um first party estúdio no Japão e este é um grande passo para nós.”
No ano passado, Aaron Greenberg, vice-presidente de marketing do Xbox, disse que “Hi-Fi RUSH tem sido um verdadeiro sucesso para nós e nossos usuários, em todos os aspectos e em todas as expectativas. Não poderíamos estar mais felizes com o que os caras da Tango Gameworks conseguiu realizar este lançamento surpresa.”
STFU. https://t.co/xvlPJaYXy5
— Tidux (@Tidux) May 7, 2024
Adam Boyes, atualmente Co-CEO da Iron Galaxy Studios, publicou em conjunto com a notícia do fechamento da Tango Gameworks e Arkane Austin um post com os últimos resultados financeiros da Microsoft, que falam de um aumento na receita de 17% e bem US$ 21,9 bilhões em lucros.
During the last 7 years, I've always put studios & people first. I have the privilege to have built many connections with people at Xbox and in particular their studios. To everyone affected by today's studio closures; I'm sorry. I'm deeply sorry. This is not the Xbox I, as a…
— Klobrille (@klobrille) May 7, 2024
O insider Klobrille, que nos momentos mais difíceis e polêmicos do Xbox nunca se esquivou de expressar suas dúvidas, escreveu que a aquisição da Activision Blizzard parece ter mudado a atitude da Microsoft para pior e não reconhecer mais a marca da qual sempre tem sido um defensor ferrenho.