A evolução tecnológica esperada do Xbox Cloud parece estar começando a se tornar mais forte, com o relato dos primeiros jogos no catálogo de jogos Xbox Game Pass Cloud que rodam sobre os novos servidores blade com hardware Xbox Series X. É como que você tivesse o console mais poderoso no mundo usando apenas a velocidade da sua internet.
A mudança era esperada nestes dias, considerando que há algumas semanas a Microsoft havia informado que a atualização dos datacenters com hardware do Series X estava quase em andamento, e parece que o procedimento está começando a dar frutos.
A informação ainda não é oficial, mas vem do insider Klobrille, que no entanto atesta o problema com uma captura de tela bastante explícita e também parece ter sido confirmada por outros usuários. Por enquanto, com o serviço ainda em beta, os servidores blade com Xbox Series X são utilizados apenas para uma seleção de jogos, entre os quais se encontram os seguintes:
- Rainbow Six Siege
- Outriders
- Sea of Thieves
- Yakuza: Like a dragon
It seems like Xbox is rolling out Xbox Series X server blades over at https://t.co/zJGI7IsdV6 for selected games.
I'm playing the Xbox Series X version of Rainbow Six: Siege on xCloud, proof in the pic below (120 FPS option).
The game feels great and much more responsive. pic.twitter.com/Nn19ooIcDx
— Klobrille (@klobrille) June 22, 2021
Mas isso é obviamente apenas o começo, com a mudança que deve envolver progressivamente todo o catálogo de jogos do Project xCloud no Xbox Game Pass Ultimate. Por enquanto, o testemunho de Klobrille é baseado em um teste no Rainbow Six: Siege, que roda a 120fps e parece estar muito mais responsivo do que antes.
Os jogos em nuvem no Xbox Game Pass Ultimate contavam de fato até agora com o hardware do Xbox One S inserido nos servidores blade da Microsoft, que, no entanto, começou a substituí-lo pelo hardware do Xbox Series X há algum tempo. Foi impressionante e envolveu um grande número de hardware componentes, tanto que parte da produção inicial dos consoles foi direcionada para esta operação, que esperamos que esteja quase concluída neste momento.
O serviço será lançado oficialmente no Brasil até o final deste ano, e você poderá jogar jogos mesmo que sejam na nova geração, em consoles mais antigos como o Xbox One.