O Xbox Cloud Gaming concluiu a transição para o novo hardware Xbox Series X, de acordo com relatórios da Microsoft ao The Verge, sendo agora totalmente baseado nos novos servidores blade aprimorados e, portanto, capaz de oferecer uma experiência melhor do que antes, com a empresa agora projetada para a criação de um aplicativo Xbox para TV.
A introdução do Xbox Series X como hardware para servidores Xbox Cloud Gaming já havia ocorrido nos últimos meses, mas até agora foi uma expansão parcial que agora chegou ao fim com a substituição completa. Como efeito, isso deve reduzir o tempo de carregamento e a latência ao usar a nuvem, bem como aumentar a resolução e a qualidade gráfica.
No momento, no entanto, o máximo atingível ainda é 1080p a 60 fps, com a mudança para 4K como a resolução máxima ainda não especificada, mas esperada em um futuro próximo. Além disso, agora a Microsoft parece estar definitivamente projetada no desenvolvimento de um aplicativo para TV que pode permitir um acesso ainda mais imediato ao serviço Xbox Cloud Gaming diretamente através da TV.
Este aplicativo, semelhante aos já presentes para Netflix, Prime Video e similares, poderia ser integrado ao software do sistema de TV, a fim de permitir o acesso direto aos videogames Xbox Game Pass Ultimate de forma ainda mais fácil, usando um controle conectado diretamente à TV ou através de algum tipo de stick semelhante ao Chromecast ou Fire TV.
Sempre pensando na facilidade de uso e integração, com a Microsoft voltada para 1 bilhão de pessoas que podem acessar o serviço, também vimos como a Xbox Store agora tem uma nova versão com nuvem embutida e lista de desejos.