Nesse momento de transição e evolução fica difícil entender para qual futuro o mercado se encaminhará. Os serviços de assinatura estão tomando conta, os jogos na nuvem estão cada vez mais presentes e performando e os consoles e PCs, enfim, são 20 anos que segundo muitos especialistas já estão mortos. Apesar disso, de acordo com Pav Bhardwaj, gerente de produto global sênior do Xbox Game Pass, a situação atual continuará no futuro, com os jogos em nuvem não substituindo os consoles, mas ao lado deles.
“Em comparação com oito anos atrás, as coisas mudaram muito em termos de largura de banda e tecnologias usadas”, disse Bhardwaj ao GamesIndustry.biz . “Mas, ao mesmo tempo, as expectativas dos jogadores também aumentaram. Acho que chegamos ao ponto em que podemos fornecer serviços de jogos na nuvem por meio de Smart TVs de maneira muito semelhante à forma como Disney+ ou Netflix fazem com filmes”. Bhardwaj refere-se à recente colaboração com a Samsung para o Smart Gaming Hub disponível em todos os seus modelos mais recentes.
Apesar disso, ainda haverá espaço para consoles tradicionais no futuro. “Algumas pessoas sempre vão adorar jogar em consoles, ter hardware físico em sua sala de estar para aproveitar ao máximo essa experiência”, diz Bhardwaj. “Adoro consoles: é apenas outra maneira, outra opção de abrir o jogo para outras pessoas. Ainda existem PCs e também haverá novos hardwares no futuro.”
“Os consoles são muito populares, mas os jogos na nuvem são uma ótima alternativa“, disse o gerente de produto global sênior do Xbox Game Pass.