O Xbox Cloud Gaming não teve um grande sucesso até agora. A própria Microsoft considera um fracasso, principalmente em sistemas móveis, pelo menos segundo a resposta dada ao CMA após o bloqueio da aquisição da Activision Blizzard, motivado justamente pelo risco de monopólio no mercado de jogos em nuvem.
Os jogos em nuvem são vistos como uma ótima maneira de trazer jogos de alta qualidade para qualquer dispositivo conectado à rede com uma tela e, em teoria, podem abrir as portas para um mercado de proporções enormes. Segundo a Microsoft, no entanto, por enquanto não teve sucesso e a demanda permaneceu mínima, devido à necessidade de estar sempre conectado a uma rede estável e rápida e ao aumento da qualidade dos jogos para celular, o que em muitos casos inviabiliza o uso de para a nuvem. A casa de Redmond dá o exemplo do Fortnite, disponível há algum tempo no Xbox Cloud Gaming, que não conseguiu tirar o serviço do papel, apesar dos grandes números feitos pelo jogo.
De acordo com a Microsoft, é improvável que a demanda material por jogos em nuvem cresça no curto prazo. Provavelmente também por isso ele precisava de uma série como Call of Duty para tentar revitalizá-lo.
A Microsoft também apontou que os gastos do consumidor em dispositivos de nuvem são uma fatia muito pequena do bolo geral do mercado. A referência é tanto para celular quanto para PC.
O Xbox Cloud Gaming faz parte da assinatura do Game Pass Ultimate e permite que você jogue centenas de jogos na nuvem. Infelizmente, os problemas sublinhados impedem que ele decole, tanto que alguns observadores pensam que mais cedo ou mais tarde ele pode desligar, como o Google fez com o Stadia.
A Microsoft acredita que não dá para vencer a Sony e a Nintendo em vendas de consoles, e que o Xbox Cloud Gaming é um fracasso. Portanto, uma aprovação da Activision Blizzard se tornar um estúdio da Xbox Game Studios poderia trazer competitividade ao mercado. O recurso ao CAT será enviado nos próximos dias e uma nova rodada no Reino Unido de negociações começa.