Se você está conectado às notícias de tecnologia, podcasts de jogos, etc., nada disso será novidade neste momento. A mudança da Microsoft em direção ao Xbox ‘Next-gen’ é um segredo aberto.
Um verdadeiro híbrido de console/PC para a sala de estar, supostamente previsto para 2027. Uma plataforma com a abertura do PC, que funciona como um Xbox. E quando digo um Xbox, quero dizer um Xbox de verdade. Um que possa reproduzir minha biblioteca com jogos que datam do Xbox original.
Para usuários de console de longa data como eu, essas coisas importam. A Microsoft aprendeu uma dura lição de reação negativa quando tirou a retrocompatibilidade com o lançamento do Xbox One. O Xbox Series X|S, junto com o Programa de Retrocompatibilidade do Xbox, em grande parte entregou a correção de curso necessária.
Dizem que a próxima geração de hardware da Microsoft vai além das restrições dos sistemas isolados que atualmente residem em nossas salas de estar. Há rumores de que seja um dispositivo baseado no Windows. Um hardware voltado para jogos que parece um videogame, age como um videogame, mas oferece a flexibilidade de um PC para jogos.
Os desenvolvedores não estão mais trabalhando para entregar dois SKUs com o Xbox Series X|S, mas uma versão que funcione em todos os dispositivos baseados em Windows.
Estamos vendo os movimentos para o que quer que o Xbox de próxima geração esteja em ação agora. O ASUS ROG Ally e o Lenovo Legion Go são exemplos perfeitos de computação móvel entregue em um pacote de jogos em primeiro lugar. Dispositivos baseados em Windows que servem conteúdo do PC Game Pass, bem como das lojas Steam, Epic e Ubisoft.
Mas há uma coisa que falta em todos esses dispositivos que mencionei. Aquele molho secreto que todos os fãs de longa data do Xbox precisam… e isso é acesso a todas as coisas que eles têm em uma plataforma na qual passaram a maior parte dos 25 anos jogando.
Esse é o desafio que o Xbox enfrenta.
Se a Microsoft puder entregar, para ser mais claro, um PC em formato de console que possa rodar jogos antigos do Xbox, o Xbox terá um forte concorrente nas salas de estar de jogadores de todos os tipos em 2027 (de acordo com fontes).A teoria atual (e a solução mais provável) é que o próximo Xbox conseguirá isso por meio de emulação.
Se a Microsoft conseguir fazer isso, você terá um dispositivo que pode reproduzir todo o seu catálogo digital e jogos de qualquer loja de PC.