Não é nenhum segredo que a Microsoft está em modo de compra agora. A grande gigante de Redmond tem adquirido empresas de ponta a ponta para o futuro de suas plataformas, recentemente adquirindo o Clipchamp para Windows e Office, e há alguns meses adquirindo a Nuance para seus serviços Azure. O Xbox também tem crescido, com a Microsoft comprando mais de uma dúzia de estúdios nos últimos anos, da Obsidian Entertainment ao ZeniMax estável da Bethesda, gastando bilhões no processo.
As especulações sobre quem ou o quê a Microsoft pode comprar para o Xbox nunca diminuem, embora as aquisições tenham desacelerado um pouco, apesar dos rumores em contrário. O líder do Xbox, Phil Spencer, recentemente falou com o WSJ para reiterar que eles estão de fato, ainda à espreita.
“Estamos sempre à procura de pessoas que pensamos que seriam um bom jogo e de equipes que combinem bem com a nossa estratégia, por isso ainda não terminamos.”
A Microsoft não se intimidou com sua estratégia de crescimento com o Xbox, buscando jogadores fora do típico ecossistema de console por meio da nuvem e experiências nativas no PC. Jim Ryan, da Sony, recentemente ecoou sentimentos semelhantes, sinalizando que o PlayStation pode seguir o exemplo. Ryan lamentou o quão “frustrante” é que seus estúdios não possam chegar a centenas de milhões, devido à base de instalação bastante estática dos consoles.
Os jogos móveis ultrapassaram os consoles em crescimento nos últimos anos, possivelmente agravado pela pandemia e pela escassez global de semicondutores. Na mesma entrevista do WSJ, Phil Spencer observou que os suprimentos do Xbox Series X e do Xbox Series S “acabam instantaneamente” depois de chegar às prateleiras.
Encontrar os jogadores onde eles estão ajudará o Xbox a circunavegar as restrições aos suprimentos de silício, mas apenas se eles tiverem o conteúdo certo para fazer isso. Este ano, a Microsoft tem o Halo Infinite, o Age of Empires IV e o Forza Horizon 5 para atrair os usuários do PC para o ecossistema do Xbox com seu serviço de jogos à vontade baseado em assinatura Xbox Game Pass. Mas, assim como o Netflix, os serviços de assinatura exigem um fluxo constante de conteúdo de alta qualidade. O portfólio de estúdios de jogos da Microsoft é enorme, mas provavelmente há um futuro onde o Xbox busca o lançamento de uma grande e desejável Xbox Game Pass pelo menos a cada trimestre para manter o número de assinaturas em movimento. Para conseguir isso, mais estúdios serão comprados. Quais serão os próximos personagem que farão parte da família Xbox? Estamos de olho para resolver esta pergunta.