A Microsoft anunciou seus ganhos do terceiro trimestre para o ano fiscal de 2021 nesta terça-feira, relatando um aumento de 19% na receita ano a ano, atingindo US$ 41,7 bilhões. A empresa também demonstrou um crescimento constante para seu portfólio de jogos neste trimestre, com aumento de receita de 50% em relação ao mesmo período em 2020, atribuído a um aumento constante em todo o portfólio do Xbox.
Os resultados mais recentes do Q3 FY21 vêm quase seis meses após o Xbox Series X e o Xbox Series S; seus dois novos hardwares lançam o kickstart de um novo ciclo de console. A alta demanda pelos dispositivos mais recentes, ainda regularmente sem estoque entre os varejistas em todo o mundo, elevou a receita de hardware para 232%. O Xbox Series X e o Xbox Series S continuam afetados pela contínua escassez de chips, amplificada ainda mais pelo interesse na nova família de console.
O conteúdo e os serviços do Xbox também tiveram um aumento de 34% neste trimestre, atribuído ao sucesso tanto de títulos próprios publicados pela Microsoft quanto de terceiros. A Microsoft também relata as assinaturas do Xbox Game Pass, seu serviço de assinatura no estilo Netflix para Xbox, PC e jogos em nuvem, entre os serviços que impulsionam o aumento da receita. Embora a Microsoft ainda não tenha divulgado o número de novos membros para o Xbox Game Pass, ela relatou pela última vez 18 milhões de assinantes ativos em janeiro de 2021.
Os ganhos mais recentes após um ano sólido de linha de jogos da Microsoft, com acontecimentos mundiais atuais causados pela COVID-19 que fizeram muitos ficarem dentro de suas casas. Isso contrasta com o ano passado, durante o início da pandemia COVID-19, onde a receita de jogos caiu 1% ano a ano, enquanto o conteúdo e serviços cresceram apenas 2%. Isso veio quando os serviços do Xbox registraram “números recordes”, levando a empresa a desabilitar os recursos da Xbox Live para agilizar seus processos de moderação.
Além disso, a receita de hardware do Xbox cresceu 232% (223% em moeda constante), o que é impulsionado pela “demanda contínua pelo Xbox Series X|S” desde o lançamento. A nuvem da Microsoft é mais do que apenas o xCloud e seus serviços de jogos, como o Xbox Cloud Gaming, mas à medida que essas plataformas crescerem, eles sem dúvida verão os ganhos da Microsoft subir ainda mais.
Não é nenhuma surpresa que a Microsoft esteja fazendo isso bem, com recentes aquisições e tentativas de aquisição mostrando seu poder de compra. Embora a Microsoft não tenha conseguido adquirir a Discord com uma oferta de US $ 10 bilhões, pelo menos por enquanto, ela adquiriu com sucesso a Zenimax Media, a empresa-mãe da Bethesda e todos os seus estúdios subsidiários.
Com a aquisição adicionando muitos dos títulos da Bethesda ao Xbox Game Pass, com muito mais por vir no futuro, isso sem dúvida acarretou parte do sucesso relatado pela Microsoft.