A aquisição da Activision pela Microsoft a partir de 70 bilhões representa um recorde absoluto em manobras deste tipo no mercado de videogames, e para se ter uma ideia dos números em jogo podemos fazer algumas comparações entre as capitalizações de mercado de outras grandes empresas em nesta área, vendo como o preço é ainda maior do que o valor da Nintendo.
A ideia foi lançada por Geoff Keighley no Twitter, propondo uma lista dos valores de mercado de algumas grandes empresas, para ver “quem resta” para ser comprado.
Obviamente é uma provocação divertida, até porque a simples divulgação do valor de mercado, ou o valor de mercado com base no total de ações, não representa o valor real de compra de uma empresa, líquido do fato de estar à venda, entre as demais.
If you are wondering about other big game companies that could be acquired, here's who remains (market caps):
-EA: $38B
-Take Two: $18B
-Nexon: $15B
-Bandai Namco: $15B
-Embracer: $10.8B
-Netmarble $7B
-Ubisoft: $7B
-Konami: $6B
-Square Enix: $5.6B
-Capcom: $4.9B
-Sega: $3.6B— Geoff Keighley (@geoffkeighley) January 19, 2022
De qualquer forma, para se ter uma ideia, basta pensar que toda a Nintendo tem um valor de mercado de 53,79 bilhões de dólares, ou 15 bilhões a menos que o acordo firmado entre Microsoft e Activision Blizzard. Mas mesmo a Sony, para colocar em outro, atualmente tem um valor de mercado de cerca de 143 bilhões de dólares, “apenas” o dobro em relação à aquisição da Activision. Apesar que a Sony já perdeu 20 bilhões após o anúncio da aquisição.
Obviamente nenhum dos dois tem qualquer intenção de ser comprado, então a questão não está em debate, mas serve acima de tudo para colocar em perspectiva a compra monstruosa que poderia ser concluída pela Microsoft.
Para ter uma ideia melhor, aqui está uma lista de outras grandes empresas de jogos com seus respectivos valores totais de mercado:
- EA: $38 bilhões
- Take Two: $18 bilhões
- Nexon: $15 bilhões
- Bandai Namco: $15 bilhões
- Embracer: $10.8 bilhões
- Netmarble $7 bilhões
- Ubisoft: $7 bilhões
- Konami: $6 bilhões
- Square Enix: $5.6 bilhões
- Capcom: $4.9 bilhões
- Sega: $3.6 bilhões