Como já informamos, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) inglesa pediu recentemente aos consumidores que opinassem sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Em média, as opiniões dos jogadores foram favoráveis, mas entre as respostas houve muitas ofensivas e inúteis.
Precisamente, das 2.600 respostas obtidas, apenas 2.100 foram efetivamente utilizadas para definir a opinião média do público. Cerca de quinhentas, ao que parece, continham mensagens que não tinham nada a ver com o assunto ou simplesmente não eram compreensíveis.
O órgão do Reino Unido disse: “O CMA recebeu cerca de 2.600 e-mails, mas alguns deles foram excluídos de nossa análise porque continham conteúdo ofensivo (sem outro conteúdo substancial) ou estavam em branco, ininteligíveis, reivindicados por consumidores fora do Reino Unido ou não em Inglês.”
O CMA também divulgou uma lista abrangente de argumentos apresentados por ambos os lados. De acordo com o CMA, os favoráveis ao acordo apontaram para a força relativa da Sony e da Nintendo no segmento de consoles, bem como para os repetidos compromissos da Microsoft em manter os jogos da Activision como Call of Duty multiplataforma. Eles ainda argumentaram que a aquisição poderia levar o PlayStation a ficar mais inteligente, melhorando seu serviço de assinatura ou produzindo mais jogos para competir com Call of Duty.
Os oponentes do acordo citaram o domínio da Microsoft na indústria de PCs e expressaram temores de que a aquisição fosse “uma tentativa de obter uma posição semelhante na indústria de jogos”. Eles também temem que uma aquisição tão massiva crie um precedente negativo que possa desencorajar o “crescimento orgânico” e “abrir caminho para uma potencial série de futuras aquisições de editoras como Take Two, EA, Ubisoft, aumentando assim a concentração do mercado”.
Quanto ao compromisso do Xbox em manter Call of Duty no PlayStation, o CMA diz que muitos não o estão comprando. “A Microsoft fará de Call of Duty um exclusivo do Xbox, assim como fez com a Bethesda após a aquisição da ZeniMax Media”, diz um ponto no resumo de pontos de vista da autoridade reguladora.