Entre os temores relatados pela Sony no documento enviado ao antitruste britânico sobre a aquisição da Activision Blizzard está, do ponto de vista dos consumidores, o risco de que a Microsoft pretenda aumentar os preços dos consoles e jogos.
A questão enquadra-se nas várias considerações com tons muito duros contra a Microsoft que temos visto no mundo em que ontem foram divulgados publicamente os documentos enviados à CMA britânica, mas é particularmente interessante realçá-la também porque, ao contrário de outras considerações surgidas anteriormente, examina o consumidor final.
A Sony diz estar “confiante” de que o antitruste bloqueará a aquisição da Activision Blizzard, porque é um negócio que “reduz substancialmente a concorrência e deveria ser proibido“, segundo relatórios da empresa de Jim Ryan.
Além dos prejuízos que a Sony sofreria com a possível aquisição exclusiva de Call of Duty e outros jogos pela Microsoft, um ponto particularmente interessante é o risco, destacado pela empresa, de aumento de preço para o Xbox.
Segundo a Sony, a aquisição da Activision Blizzard representa um risco para os consumidores, pois pode levar a Microsoft a aumentar os preços dos jogos e consoles do Xbox. “Diante de uma concorrência mais fraca, a Microsoft pode conseguir aumentar o preço dos consoles e jogos para usuários do Xbox (incluindo aqueles que mudaram para o Xbox do PlayStation), bem como o preço do Game Pass, reduzindo também a inovação e a qualidade”.
Isto é obviamente um tanto irônico porque foi a própria Sony que aumentou o preço do PS5 e dos jogos, validando efetivamente o conceito expresso: provavelmente com uma concorrência mais fraca, tais decisões podem ser tomadas com menos riscos, que é justamente o que a empresa desafiaria. A Sony ataca a Microsoft com práticas que ela mesma já faz no mercado.