Foi um ano desafiador para o Xbox. No lado positivo, vimos alguns dos melhores jogos first-party do console até agora, com Indiana Jones e o Grande Círculo fazendo uma corrida no final do ano para o jogo do ano, e um retorno à forma com Call of Duty: Black Ops 6, a joia da coroa da Activision- Blizzard .
No entanto, esses destaques aparecem em um mar de notícias dolorosas da indústria. Houve várias rodadas de demissões, com milhares de funcionários do Xbox perdendo seus empregos, fechamentos de estúdios, incluindo a equipe por trás de um dos melhores jogos first-party desta geração, e aumentos de preços também.
Houve custos para os jogadores, com novos níveis e preços para o Xbox Game Pass aumentando o custo dos serviços de assinatura da Microsoft. A mudança pode responder à crise do custo de vida, mas também indica que o Game Pass está de moltando para ficar mais rentável.
De acordo com os últimos relatórios financeiros, a receita do Xbox aumentou significativamente. No entanto, esse crescimento se deve quase inteiramente à incorporação dos ganhos da Activision-Blizzard aos números do Xbox, não porque os jogos e hardware do Xbox venderam melhor. As vendas de consoles continuam a cair (assim como da Nintendo e do Playstation) — o que não é incomum cinco anos em um ciclo de consoles. As vendas do PS5 também caíram.
Outra grande mudança foi o Xbox Game Pass. Enquanto todos os detentores de plataforma agora oferecem um serviço de assinatura, o Game Pass tem sido o mais generoso deles. Lançamentos de primeiro dia para títulos first-party cortam significativamente os ganhos potenciais, e licenciá-los de terceiros era extremamente custoso.
Sabemos por documentos judiciais vazados que a Microsoft pretende atingir 100 milhões de assinantes do Xbox Game Pass até 2030. Em fevereiro deste ano, a empresa havia atingido apenas 34 milhões, ganhando apenas 10 milhões de membros desde 2022.
Esse crescimento lento provavelmente está por trás das mudanças que vimos em julho, com novos níveis do Xbox Game Pass introduzidos, preços aumentados e lançamentos no primeiro dia restritos às assinaturas mais caras do Xbox Game Pass Ultimate.
Esse alinhamento continuou em maio, quando a Microsoft fechou quatro estúdios – a desenvolvedora do Hi-Fi Rus , Tango Gameworks, a Arkane Austin da Redfall, a Roundhouse Studios e a Alpha Dog Games. Desta vez, o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, disse que a decisão foi “baseada na priorização de títulos de alto impacto”.
Em 2025, veremos o lançamento do excelente RPG em primeira pessoa da Obsidian, Avowed – que está pronto para coçar um pouco daquela coceira de Elder Scrolls. Doom: The Dark Ages, a prequela hiperviolenta da id Software, que te arma com uma motosserra montada em um escudo e te joga contra as hordas do inferno. E podemos ver o lançamento do jogo de ação em terceira pessoa da Compulsion, South of Midnight, que continua parecendo uma das melhores novas séries chegando ao Xbox. The Outer Worlds 2 também foi confirmado para 2025, e particularmente o primeiro foi um dos melhores jogos que joguei na vida!
O mais emocionante, no entanto, é que finalmente, a Playground Games deve lançar seu reboot de Fable. Anunciado oficialmente antes do lançamento do Xbox Series X|S, nós esperamos (um tanto) pacientemente cinco anos para perseguir galinhas em um Albion de última geração. Embora não haja uma data de lançamento definida, todas as contas ainda o colocam nos livros para ser lançado em 2025.
Embora não esteja confirmado para 2025, também devemos ver o lançamento ou novos anúncios do reboot de Perfect Dark da The Initiative, Gears of War: E-Day da The Coalition, State of Decay 3 da Undead Labs e uma série de outros jogos originais dos muitos estúdios que o Xbox adquiriu na última década.
Além disso, com Marvel’s Blade, Clockwork Revolution e The Elder Scrolls 6 provavelmente sendo lançados em 2026, podemos finalmente ver o Xbox atingir um ritmo constante de lançamentos de novos jogos exclusivos.
2025 também pode ser o ano em que veremos o Xbox divulgar (ou pelo menos dar corpo a) rumores de hardware, vazamentos e notícias que surgiram ao longo desta geração.
Claro, há o tão falado portátil Xbox. Em novembro, Phil Spencer confirmou que o Xbox está construindo protótipos portáteis. Infelizmente, ele não será lançado em 2025, mas devemos ouvir mais sobre seus planos para a máquina. Por exemplo, já sabemos que ele seria mais próximo de um Steam Deck do que de um portátil baseado em nuvem, já que Spencer disse à Bloomberg que “ser capaz de jogar jogos localmente é realmente importante”.
Mas, com mais documentos judiciais revelando que o Xbox está planejando lançar seu próximo console em 2028, um dispositivo portátil completaria esta geração ou daria início à próxima?
Boas notícias
No entanto, há boas razões para acreditar que 2025 irá de alguma forma restaurar o brilho do Xbox. Ele só precisa entregar o que suas equipes talentosas estão fazendo. Além de incrível, um ano que pode vir rechedo de lançamentos, os rumores cantam que a Microosft pode ter mais três jogos ainda por vir. Então em termos de conteúdo os assinantes do Game Pass estão bem felizes.
Também vamos torcer por mais informações do seu portátil que é uma solicitação bem antiga dos fãs do Xbox.