O Xbox baniu os emuladores de sua loja e, aparentemente, a decisão foi tomada a pedido da Nintendo: isso é revelado pela resposta fornecida à desenvolvedora Alyanna McKenna pela equipe de controle de qualidade do Xbox, que, no entanto, não fechou as portas para o retorno desses aplicativos.
Microsoft has decided to ban emulators on Xbox Series X|S and Xbox One.
It’ll not be possible to run PS2 and Xbox 360 titles through retail mode anymore using unofficial emulation from third party developers. It was fun whilst it lasted.
It was cool seeing GTAV (Xbox 360)…
— Ben (@videotech_) April 6, 2023
“O principal motivo da proibição está relacionado a algumas questões legais com a Nintendo”, diz o e-mail. “Embora a emulação em si não seja uma prática ilegal, ela pode ser usada para jogar em consoles que ainda estão protegidos por direitos autorais sem permissão, o que pode criar problemas para a Nintendo e suas afiliadas.”
“Além disso, levamos a segurança muito a sério e alguns emuladores exigem permissões que vão além do padrão para aplicativos. Isso pode criar um risco potencial, pois essas permissões podem ser exploradas por agentes mal-intencionados para acessar informações confidenciais. Mesmo por esses motivos, decidimos banir emuladores da Xbox Store.”
“No entanto, entendemos que muitos usuários usam o modo de desenvolvedor para executar emuladores legais. Não tentaremos remover esse recurso, pois ele não permite o acesso a componentes de varejo do sistema e, portanto, é considerado seguro.”
“Dito isso, ainda estamos avaliando maneiras de permitir uma emulação segura e legal no Xbox. Estamos conversando com desenvolvedores de emuladores legítimos para trazer seu software para nossa plataforma, garantindo que os direitos autorais e os protocolos de segurança sejam seguidos.”