Uma notícia triste para muitos funcionários e desenvolvedores, principalmente da Activision Blizzard, mas que também não foi totalmente inesperada. Já se acreditava por se tratar de uma editora completa e possuir muitos cargos redundantes os cortes chegariam. Você não precisa de dois back offices em uma única empresa.
Contudo, também tivemos grande surpresa ao saber que o jogo mais recente anunciado pela Blizzard, ainda sem nome, que levou seis anos de desenvolvimento, foi cancelado e boa parte de sua equipe demitida.
Bem, vamos entender o “estrago”:
- Acredita-se que foram cerca de 1.900 funcionários demitidos ao todo.
- Boa parte da equipe do Project Odyssey da Blizzard foi demita – do jogo cancelado – acredita-se que certa de 150 pessoas trabalhavam no jogo.
- Equipe de suporte e rede social da ABK que vai ser terceirizado.
- Do lado do Xbox foram os low performers que perderam seus empregos.
- Toda a equipe que cuidava de fabricação e distribuição de mídia física dos jogos 1st party foi demitida.
Microsoft has also shut down departments dedicated to bringing Xbox games to physical retail … which if you've seen the digital-only Xbox console leaks … well, you can get an idea of where Microsoft is going here.
— Jez (@JezCorden) January 25, 2024
Desse modo, parece que o Xbox irá focar ainda mais no mercado digital e não em mídia física. Será que o que aconteceu com Hellblade 2 será a norma? O próximo console Xbox será totalmente digital? Não sabemos ainda, mas vamos ficar de olho.
Quando ao jogo cancelado parece que mesmo após seis anos não conseguiram atingir resultados satisfatórios, infelizmente, já que parecia muito promissor.