Xbox está criando sua própria loja móvel – um dos grandes motivos para a aquisição da Activision

O The Verge divulgou um novo relatório no qual revela que a Microsoft está construindo uma loja móvel para o Xbox para oferecer jogos móveis diretamente aos consumidores sem passar pela Apple e Google.

As primeiras pistas sobre isso surgiram no início do ano, quando a empresa sugeriu a chegada de uma loja de “nova geração” que seria “criada para gamers”, segundo o The Verge.

O regulador do Reino Unido CMA, que está analisando a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, perguntou à empresa de Redmond quais foram as principais motivações por trás da aquisição e uma das grandes razões apresentadas é o fato de que ajudaria a Microsoft a construir uma presença em jogos móveis.

Especificamente, os documentos da Microsoft dizem:

“A transação aumentará a capacidade da Microsoft de criar uma loja de jogos de última geração que opera em uma variedade de dispositivos, incluindo móveis, graças à adição do conteúdo da Activision Blizzard. buscar levar a Xbox Store para a escala móvel, atraindo os jogadores para uma nova plataforma móvel Xbox. No entanto, afastar os consumidores da Google Play Store e da App Store em dispositivos móveis exigirão uma grande mudança no comportamento do consumidor e ter conteúdo conhecido e popular fará com que os jogadores estarão mais propensos a experimentar algo novo.”

Como explica o The Verge, Call of Duty Mobile e Candy Crash Saga são dois jogos para celular extremamente populares publicados pela Activision e King (o último faz parte da Activision Blizzard, lembre-se). A Microsoft poderia usá-los para alavancar os jogadores e convencê-los a migrar das lojas do Google e da Apple para uma Xbox Store móvel.

Também lembramos que os jogos estão entre os produtos mais populares em dispositivos móveis e impulsionam as compras no aplicativo nas lojas de aplicativos. A Microsoft claramente quer entrar com força neste mercado. Veja como a empresa descreve o problema:

“A transação dá à Microsoft uma presença significativa no setor de jogos para dispositivos móveis. A receita de jogos móveis da divisão King e títulos como Call of Duty: Mobile, bem como receitas auxiliares, representaram mais da metade da receita da Activision Blizzard no primeiro semestre de 2022. Os clientes móveis representam aproximadamente três quartos de seu MAU [ed, usuários ativos mensais]. Atualmente, a Microsoft não tem uma presença significativa no setor de jogos para dispositivos móveis e a transação trará a experiência necessária em desenvolvimento, marketing e publicidade de jogos para dispositivos móveis. A Activision Blizzard poderá disponibilizar seu conhecimento sobre desenvolvimento e publicação de jogos para dispositivos móveis para os estúdios de jogos do Xbox.”

A Microsoft também gostaria de permitir que desenvolvedores de terceiros gerenciem suas próprias lojas de aplicativos na loja móvel do Xbox, ao mesmo tempo em que lhes dá a capacidade de oferecer aos usuários um sistema de pagamento no aplicativo (o que a Apple não permite).

Parece, portanto, que o sucesso da aquisição afetará não apenas a obtenção de Call of Duty (que não estará no Xbox Game Pass por alguns anos, graças aos pagamentos generoso da Sony), mas também na evolução da Microsoft e Xbox no campo de smartphones.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *