Lançado em 2020, o Xbox Cloud Gaming tornou-se um dos serviços de jogos em nuvem mais populares e bem-sucedidos do mercado e deve-se dizer que a estratégia de abertura do Xbox valeu a pena. Com o Xbox Everywhere, a empresa de Redmond conseguiu se diferenciar de seus concorrentes, destacando seu desejo de reunir jogadores em torno de uma paixão comum, ignorando as diferenças de plataformas, mídia e hardware. O Xbox relembra esse sucesso pressagiando grandes coisas para o futuro.
Esta é Catherine Gluckstein, vice-presidente e gerente de produto do Xbox Cloud Gaming, que falou através de um artigo publicado no Xbox Wire. Este último analisa o desenvolvimento deste serviço inovador e os futuros projetos que dele resultarão.
“Nosso crescimento contínuo e nossa capacidade de implementar novos modelos de negócios foram estimulados pela forma como evoluímos a nuvem para integrar-se ao ecossistema Xbox. »
O Xbox Game Pass e sua seleção cada vez maior de jogos (mais de 350 títulos) obviamente permitiram que o serviço Cloud Gaming do Xbox atraísse um público ainda mais amplo. O Xbox Game Pass é um vetor central de descoberta para os jogadores e este serviço aliado à flexibilidade do Cloud Gaming oferece uma experiência inigualável até hoje.
“Nada disso seria possível sem conteúdo de qualidade. Estamos em uma posição única, pois não apenas temos uma nuvem própria capaz de entregar os jogos, mas também uma rica história de jogos, com estúdios expansivos criando títulos em todos os gêneros. . »
Diante da crescente demanda, a Microsoft conseguiu se adaptar passando dos servidores Xbox Series S para servidores personalizados do Xbox Series X, a fim de melhorar significativamente o desempenho e o conforto dos jogos em todas as mídias compatíveis. Essa dinâmica também levou a Microsoft a oferecer novas ferramentas aos desenvolvedores para que possam adaptar seus títulos às restrições da mídia tátil. Como resultado, mais de 150 jogos como Hades ou Kine agora se beneficiam de controles de toque dedicados, um tamanho de personagem adaptado ou outras modificações ergonômicas importantes.
Tom Warren, editor sênior do The Verge, afirmou o seguinte sobre o Xbox Everywhere:
O Xbox Everywhere inclui dispositivos como um disco de TV para Xbox Cloud Gaming, aplicativos para TVs e até mesmo o plano original da Microsoft para permitir que você jogue todos os jogos do Xbox que você possui através da nuvem.
Xbox Everywhere includes devices like a TV puck for Xbox Cloud Gaming, apps for TVs, and even Microsoft's original plan to let you play all Xbox games you own through the cloud
— Tom Warren (@tomwarren) May 5, 2022
Note que a ideia original não é nem o Xbox Game Pass, mas permitir que a Microsoft Store (Ou Xbox Store) funcione na nuvem para uma variedade enorme de dispositivos. Parece que um grande marco para isso ocorreu nesta semana, quando a Epic Games e Microsoft confirmaram que Fortnite já roda na nuvem de graça, ou seja, não precisa assinar o Xbox Game Pass. A ideia é que cada vez mais jogos sigam esse exemplo.