Quando a Microsoft largou o microfone na E3 2015 com seu anúncio de retrocompatibilidade, ficou claro que muito trabalho foi feito no programa. O Xbox One foi lançado sem a capacidade de jogar jogos do Xbox 360, muito menos qualquer coisa do Xbox original. Agora, é claro, ambas as bibliotecas funcionam em plataformas Xbox modernas de alguma forma, embora trazer esses jogos nem sempre tenha sido fácil.
Jason Ronald, do Xbox, recentemente foi ao Twitter para responder aos pedidos dos fãs sobre mais jogos compatíveis com versões anteriores. Ronald disse que o processo é complicado em vários níveis e que algumas adições recentes “levaram anos de trabalho”.
Unfortunately, I can't talk about specifics on any one title, but I will share that some of the titles in the last batch took years of work including some I never thought we would be able to bring back. Community feedback drove our priorities & the team did everything they could
— Jason Ronald (@jronald) June 21, 2022
Ronald também falou sobre como os obstáculos de licenciamento não param no jogo em si, eles incluem todos os aspectos do desenvolvimento, como música, dublagem, escritas, tudo. Em suma, a equipe sempre tentou fazer o seu melhor adicionando jogos ao programa.
Every title is a unique challenge. Licensing is more complicated than just at the publisher level. Depending on the title it may involve composers, licensed soundtracks, voice actors, writers, etc. Definitely not due to a lack of desire by the team or interest from the community.
— Jason Ronald (@jronald) June 21, 2022
Infelizmente, esse programa parece ter terminado com o último lote de títulos adicionados durante o evento de aniversário do ano passado. Ainda assim, o programa tem sido um grande sucesso no Xbox, sem mencionar o FPS Boost, um recurso que melhorou enormemente a biblioteca de retrocompatibilidade.
Quais são seus jogos favoritos de retrocompatibilidade no Xbox? Conte-nos nos comentários abaixo.