Ok, então, todo mundo já leu a bomba da semana do mundos dos games que é a Sony decidindo encerrar seu jogo de tiro de heróis de como serviço depois de menos de duas semanas no mercado. Não podemos dizer que estamos tão surpresos com esse resultado, embora, como a maioria das pessoas por aí, esperávamos que o dono do PlayStation desse um pouco mais de apoio ao jogo – mesmo com alguns números abismais de jogadores no lançamento.
Toda a provação, para ser honesto, destacou o quão arriscado o negócio de jogos é agora. Claro, a direção do Concord não pareceu certa desde sua revelação — uma revelação que por si só pareceu um desastre — mas certamente não invejamos as equipes que estão construindo alguns desses jogos enormes no momento. Muitos projetos de grande orçamento parecem um grande risco agora, especialmente se não vierem de uma franquia já estabelecida.
Você consegue ver por que a Microsoft parece estar indo pelo caminho dos “jogos de sucesso ou fracasso”, não consegue? Sim, entendemos que Concord talvez não seja o melhor exemplo de como posicionar uma grande nova IP, mas qualquer ângulo que você escolher ainda é um grande risco agora – especialmente com o quão caros são os jogos para fazer no clima atual. Por que construir um grande novo jogo de tiro quando você pode simplesmente lançar um novo jogo Call of Duty?
Com a aquisição da Activision Blizzard, parece que o Xbox está lutando para encontrar uma razão para não recorrer aos grandes nomes. A ActiBlizz possui algumas das maiores IPs que existem e, embora seja um dispêndio caro de US$ 70 bilhões, apresenta menos risco para o Xbox a longo prazo. Ele não precisa ir e montar uma equipe para competir com algo como Overwatch , ele compra a Blizzard e sua IP.
O foco do Xbox nesses jogos massivos também não é exclusivo da ActiBlizz. No início deste ano, na esteira dos fechamentos dos estúdios da Bethesda, Matt Booty da Microsoft basicamente saiu e disse que “jogos de sucesso” e “títulos de alto impacto” são onde o Xbox está colocando seu foco agora. O Xbox Game Studios é basicamente a mesma história – nomes como Avowed,, Gears E-Day, Fable e outros estão vindo de universos existentes. E, com os eventos de Concord, você pode culpar esse curso de ação?
Matt Booty sobre a mudança de foco do Xbox após o fechamento do estúdio Bethesda: “Essas mudanças são baseadas na priorização de títulos de alto impacto e no investimento adicional no portfólio de jogos de sucesso e mundos amados da Bethesda, que vocês cultivaram ao longo de muitas décadas”.
Olha, não estamos dizendo que é impossível construir uma grande nova IP do zero – certamente esperamos que não seja, porque sempre queremos ver criatividade na indústria. Estamos apenas dizendo que fazer isso parece ser um risco tão grande quanto sempre foi, especialmente em um nível triplo A, e não deveríamos nos surpreender ao ver esses detentores de plataforma e grandes editoras se concentrarem no que já está estabelecido.