O serviço Xbox Game Pass da Microsoft agora tem 34 milhões de assinantes. Isso representa um aumento de 36% em relação aos 25 milhões relatados anteriormente pela Microsoft há mais de dois anos. A Microsoft revelou hoje o novo número de 34 milhões em um podcast oficial do Xbox, como parte de um anúncio de que alguns exclusivos do Xbox estão chegando ao PS5 e ao Nintendo Switch.
É a primeira vez que a Microsoft divulga novos números de assinantes do Xbox Game Pass desde o anúncio da aquisição da Activision Blizzard em janeiro de 2022.
O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, admitiu anteriormente que estava vendo um crescimento lento no Xbox Game Pass para consoles. “Estamos vendo um crescimento incrível no PC… No console, tenho visto o crescimento desacelerar, principalmente porque em algum momento você alcançou todo mundo no console que deseja assinar”, disse Spencer em entrevista ao Wall Street Journal em Outubro de 2022.
O objetivo da Microsoft não é converter todos em assinantes do Game Pass, de acordo com Spencer. “Nosso objetivo não é fazer com que todos sejam assinantes do game pass”, disse Spencer em entrevista ao The Verge . “Já disse muitas vezes que talvez 10-15 por cento da nossa receita de conteúdo e serviços seja receita de assinantes. É um bom negócio para nós hoje, o Game Pass, mas de forma alguma existe um plano que diga ‘Ok, todo mundo precisa se tornar assinante do Game Pass’”.
Dito isto, a Microsoft ainda espera eventualmente expandir o Game Pass, especialmente em dispositivos móveis. A empresa está construindo uma loja de jogos móveis Xbox para enfrentar a Apple e o Google, mas as recentes mudanças na App Store da Apple não foram como a Microsoft esperava. “A nova política da Apple é um passo na direção errada”, diz a presidente do Xbox, Sarah Bond.
Também há esperança renovada de que possamos ver um aplicativo Xbox Cloud Gaming nativo em iPhones e iPads, graças às mudanças na política da Apple. Mas não parece que isso vai acontecer ainda. “Não há espaço para monetizarmos o Xbox Cloud Gaming no iOS”, diz Spencer. “Acho que as propostas apresentadas pela Apple… não vão longe o suficiente para abrir a concorrência na maior plataforma de jogos do mundo. Continuaremos a trabalhar com os reguladores, e com a Apple e o Google, para criar um espaço para lojas alternativas.”