No último episódio do DF Weekly, a equipe editorial do Digital Foundry discutiu os efeitos do serviço de assinatura do Xbox Game Pass na venda de jogos do Xbox, afirmando que isso levaria a um verdadeiro colapso. O medo é que aumentar os preços para US$ piore ainda mais a situação, mesmo que a Microsoft possa se satisfazer sozinha.
A parte mais interessante não é tanto a discussão em si, mas o fato de que um fato (não confirmado) foi revelado durante ela. Segundo o que foi dito, muitos jogadores do Xbox já não compram jogos first party ou lançados diretamente no Game Pass.
Richard Leadbetter começa, resumindo a situação:
“Muitas pessoas não compram os jogos exclusivos da Microsoft, com o Game Pass disponível. As vendas despencaram, não é? Quero dizer, podemos olhar para os números de vendas e os jogos exclusivos da Microsoft números muito baixos, devido à prevalência do Game Pass.”
A resposta vem de John Linneman, que apresentou uma figura verdadeiramente impressionante: “Sim, parece que eles caíram 80% em comparação com a era pré-Game Pass. E por um bom motivo. Quero dizer, os leais ao Xbox são realmente parentes para o Game Pass.”
Naturalmente não vamos ter certeza, mas é bastante óbvio que com o Game Pass disponível os muitos assinantes não compram os jogos que fazem parte da assinatura. A própria Microsoft ainda pode ficar satisfeita, visto que seu objetivo primordial é justamente divulgar o Game Pass o máximo possível.
O que a Digital Foundry esqueceu é que o engajamento e a venda de muitos outros jogos aumentou já que fez várias pessoas conhecerem e descobrir novos gostos. É mais barato assinar do que compras as centenas de jogos que tem no serviço, isso é um tanto óbvio.