Xbox Game Pass é o maior e possui números impressionantes, Sony reclama ao órgão antitruste

Quando a Microsoft disse que a aquisição da Activision Blizzard deveria ser finalizada até junho de 2023, a empresa já sabia o que viria pela frente. Ocorre que, as contestações da Sony para esta compra estão disponibilizadas no CADE, órgão do Brasil que também tem competência antitruste, ou seja, analisar eventuais monopólios.

No final de semana, surgiu uma pesquisa feita com um pouco mais de mil pessoas que colocava o Playstation Plus e Amazon Luna mais populares que o Xbox Game Pass nos Estados Unidos. Bem, de acordo com dados da Sony esta pesquisa pode ser contestada.

O Xbox Game Pass está crescendo demais e a Sony teme isso, ou pelo menos essa é a posição que a empresa japonesa expressou ao antitruste brasileiro, quando foi chamada para informar sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

Há, portanto, não apenas o discurso segundo o qual Call of Duty não tem rivais entre os argumentos que a PlayStation representou durante sua audiência, mas a indicação geral de um risco de monopólio para o mercado de videogames.

Sony disse o seguinte:

“Nos últimos cinco anos, o Game Pass da Microsoft cresceu para aproximadamente 60-70% do mercado de serviços de assinatura ”, escreveu a Sony. “Um percentual ainda maior no Brasil, aproximadamente 70-80% das assinaturas de PCs.”

“Quando a Microsoft anunciou a aquisição da Bethesda em 2020, o Game Pass tinha cerca de 10 milhões de assinantes . “

“Quando a Microsoft anunciou a aquisição da Activision em 2022, o Game Pass cresceu para 25 milhões de assinantes, um aumento de 38% em relação a janeiro de 2021, dobrando a receita anual de assinaturas para pelo menos 3 bilhões de dólares.”

A SIE não está em condições de dar uma estimativa concreta do tempo que uma entrada completa levaria. Todavia, observa que levaria vários anos para um  concorrente– mesmo com investimentos substanciais – criar um rival efetivo para o Game Pass.

A Sony está induzido que a cada aquisição a Microsoft aumento muito o número de assinantes do Xbox Game Pass, e por conta disso teme quando a aquisição for finalizada.

Lembramos que a Sony já disse que serviços como Xbox Game Pass não são o futuro e não são sustentáveis no passado, mas talvez tenha mudado de ideia já que resolveu utilizar os números do serviço contra a aquisição da Activision Blizzard.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *