Não há dúvida de que o Xbox Game Pass representou um ponto de virada importante para o Xbox e a visão de Phil Spencer está se consolidando significativamente, mesmo com a chegada da próxima geração. Os resultados financeiros da divisão Xbox, divulgados ontem pela Microsoft, apresentam excelentes índices com ganhos que crescem 51% e vendas aumentam 86%: embora muito desta tendência se deva ao dinamismo proporcionado pelo lançamento do Xbox Series X|S, uma figura-chave também é representada pelos 18 milhões de assinantes do Xbox Game Pass, além dos 100 milhões de usuários ativos no Xbox Live.
Apesar de tantos números promissores, o fato é que o Xbox Game Pass está sendo preparado para ser o verdadeiro “Netflix dos Jogos” e portanto terá suas produções originais, como falamos no mundo dos streaming de vídeos, enquanto chamamos isso na indústria de jogos de first party.
A questão é a Microsoft possui 23 estúdios de desenvolvimento, e apesar do lançamento da nova geração, basicamente eles só lançaram uma DLC de Gears 5 chamada Hivebusters. Ocorre que, a empresa passou por uma reestruturação muito forte e estes estúdios foram comprados recentemente, e também por problemas da pandemia, os jogos como Halo Infinite não ficaram prontos a tempo.
O que todos estão se perguntando neste momento é se Halo Infinite não tivesse sido adiado quantos assinantes no serviço existiriam agora? Ou quando jogos como Fallout 5, The Elder Scrolls, Forza Horizon 5, Wolfenstein 3, Fable, Perfect Dark, Forza Motorsort, Gears 6, DOOM, The Evil Within, Everwild, Indiana Jones, Hellblade 2, Avowed, State of Decay 3, Starfield e tantos outros forem lançados.
A verdade é que o Xbox Game Pass já é um sucesso e mal começou, realmente o serviço parece quer um futuro brilhante e só podemos desejar isso para ele. O serviço já deve ser elogiado atualmente, mas será interessante ver quando realmente os filhos das aquisições saírem em massa.