Dentro dos documentos relativos à famosa investigação antitruste sobre a aquisição da Activision Blizzard, também foi descoberta uma referência às receitas da Microsoft com o Xbox Game Pass, talvez o primeiro documento preciso sobre esse aspecto do serviço da casa de Redmond, referente a 2021 .
Com base no que pode ser visto na tabela, parece que o Xbox Game Pass gerou 2,9 bilhões de dólares para a Microsoft em 2021, apenas no que diz respeito ao serviço nos consoles. Sem contar com a nuvem e o PC Game Pass.
A tabela, mais uma vez, serve para demonstrar como a Microsoft está longe de ser uma posição de monopólio no mercado de videogames, mas os números relacionados ao Xbox Game Pass ainda demonstram como o serviço fornece suporte financeiro significativo à empresa. Os dados parecem referir-se, neste caso, exclusivamente às receitas relacionadas com as assinaturas, pelo que seriam excluídas as compras de jogos, DLCs e várias microtransações dentro dele.
Apenas por assinatura, em 2021 a Microsoft obteve US$ 2,9 bilhões do Xbox Game Pass e a tabela deve se referir apenas à versão de console da assinatura. Considerando que a divisão Xbox gerou US$ 16,28 bilhões no ano de 2021, isso significa que o Xbox Game Pass como assinatura contribui com cerca de 20% para a receita geral.
Considerando o crescimento progressivo da base de usuários assinantes, que chegou a 25 milhões de assinantes em janeiro passado , o número de receitas também deve ser maior no ano de 2022, aguardando para ver o que acontece com a possível aquisição da Activision Blizzard.
Note-se que para o serviço Nintendo Switch Online fala-se de 932 milhões de dólares obtidos em 2021, enquanto não há um valor específico para o Sony PlayStation Plus, mas estima-se que cubra entre 40 e 50% das ações de mercado no que diz respeito ao segmento específico de serviços de assinatura, portanto, pode ser entre 3,5 e 4 bilhões de dólares no ano de 2021.