Há algum tempo, a Forbes publicou um artigo no qual se perguntava se o ‘ Xbox Game Pass deprimia as vendas de jogos’. A reflexão começou com as vendas físicas de Hades no Reino Unido, onde a versão do jogo para PlayStation vendeu 93% do total de cópias físicas contra 7% do Xbox. Muitos imediatamente aproveitaram a oportunidade para atacar o serviço da Microsoft, culpados de matar os jogos que toca, de acordo com eles.
Para responder ao que, desculpe o termo, é uma reflexão parcial e ingênua, escrevemos um artigo baseado na história indireta de alguns desenvolvedores do nosso conhecimento, onde tentamos explicar o mais claramente possível como as coisas funcionam, para deixar claro como o status atual de um desenvolvedor independente que vai para o Xbox Game Pass tem apenas aspectos positivos e nenhum aspecto negativo. Você simplesmente vende as cópias que não vende na loja para a Microsoft, o que lhe garante um adiantamento que elimina o risco de fracasso. As coisas podem mudar no futuro, mas por enquanto, é assim que as coisas são. Portanto, dificilmente você encontrará desenvolvedores reclamando do Xbox Games Pass, mas se olhar bem o suficiente, encontrará muitos alinhados para entrar nele.
Hoje, Johnny Galvatron, autor de The Artful Escape, pensou em esclarecer ainda mais a situação, que em entrevista explicou muito bem quais são as vantagens de um jogo indie ser admitido no Xbox Game Pass:
” Eu sei o que as pessoas dizem e realmente tenho dificuldade em entender quem diz que é ruim estar no Game Pass. Você tem alguém que está disposto a lhe dar dinheiro para estar em sua plataforma. Eles pagam adiantado, eles ajudam você com desenvolvimento, de alguma forma ele também ajuda a pagar suas dívidas. E isso é uma coisa boa. É absolutamente ótimo para desenvolvedores independentes e pequenos . “
” Agora não sei como as coisas podem mudar quando você é uma grande empresa ou já tem vários jogos no Game Pass. Mas para nós, que ainda estamos em nosso primeiro jogo, estar no serviço significa que muito mais pessoas irão tenha a chance de jogar, muito mais pessoas ouvirão sobre ele e isso também nos ajudará, dependendo do que faremos a seguir. Na minha situação atual, eu realmente não consigo ver nenhum lado negativo. Talvez em alguns anos eu consiga ser capaz de pensar diferente, mas hoje está legal e estou super feliz de estar lá. Entrar no Game Pass, ser selecionado pela Microsoft, faz você se sentir especial. “
Vamos resumir: a Microsoft dá a você o dinheiro adiantado, eliminando o risco do negócio, ajuda você com desenvolvimento e marketing e permite que você alcance um público potencialmente grande que você nunca teria atingido apenas com as vendas. É difícil pensar em um cenário mais brilhante para um desenvolvedor. Então, por que continuar atacando este serviço?