Embora continue sendo um pivô essencial do Xbox, Phil Spencer deu a entender que o Xbox Game Pass não é o único caminho possível para jogos na plataforma da Microsoft, assim como não é considerado o método de negócios necessariamente “certo”, em todos os contextos, com respeito ao padrão.
“Quero deixar claro que para nós do Xbox não existe um modelo de negócios que acreditemos prevalecer sobre os outros”, disse Phil Spencer durante sua palestra na GDC 2022, respondendo ao que parece ser uma pergunta comum dos desenvolvedores. “Muitas vezes me perguntam pelos desenvolvedores: se eu não estiver no serviço, não tenho chance de ter sucesso no Xbox? Esse definitivamente não é o caso“, explicou Spencer.
“O modelo de varejo padrão de venda e compra de jogos continua sendo uma parte importante de nosso P&L [declaração de lucros e perdas], e é algo em que investimos nossos recursos para que os desenvolvedores possam ter um bom desempenho”.
É claro que o sucesso de um modelo como o Xbox Game Pass mudou um pouco o equilíbrio dentro da plataforma, porém ainda não há evidências tangíveis da necessidade de uma mudança total para o novo modelo no Xbox.
O fato de se manter a possibilidade de compra de jogos, mesmo que estejam presentes no catálogo de subscrição, é de fato uma anomalia face aos padrões deste tipo de serviços, mas é algo destinado a persistir nas intenções da Microsoft: “um ponto que nos coloca um pouco em desacordo com outras formas de mídia com as quais somos comparados, seja música ou vídeo: muitas vezes eles se condensam em um ou talvez dois modelos de negócios que realmente funcionam “, explicou Spencer, no mundo dos videogames a situação é diferente.
“Basicamente, acredito que a força do mercado de videogames também está na diversidade de modelos de negócios e na força deles.” Em essência, o chefe do Xbox queria confirmar que o modelo Xbox Game Pass não se destina a engolir outros modelos de negócios tradicionais nas plataformas em que está presente.
Basicamente, a mesma posição afirmada em entrevista publicada pela Edge há alguns meses foi reiterada, quando Spencer relatou que o Xbox Game Pass não é o único foco levado adiante pelo Microsoft Xbox: “Quero que as pessoas possam fazer suas próprias escolhas, alguns querem comprar jogos para construir sua própria biblioteca estável.” Em todo o caso, o responsável da Xbox explicou que “os serviços de assinatura dão um bom fluxo de receitas contínuo e são uma coisa importante para qualquer negócio, para além das alturas que podem ser alcançadas nas vendas de alguns jogos específicos”.