O serviço de assinatura do Xbox é um dos tópicos mais polêmicos dos últimos anos e hoje se torna ainda mais central na comunicação da Microsoft. É natural se perguntar se o próximo Call of Duty se tornará um exclusivo do Xbox, por exemplo, e a Microsoft já deu pistas sobre isso.
E com a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, quais dos muitos IPs da gigante do entretenimento chegará ao Xbox Game Pass? É óbvio que, com tal manobra de mercado, o objetivo da Microsoft é tornar o catálogo ainda mais atrativo do que já é.
Mas há títulos, no portfólio da Activision Blizzard, que são muito fortes também e sobretudo em plataformas concorrentes.
Pensamos em Call of Duty Vanguard, os novos Overwatch e Diablo, World of Warcraft e os jogos da franquia Spyro e Crash Bandicoot. A franquia Sekiro: Shadows Die Twice é da FromSoftware, mas é publicada pela Activision, então esta tem os direitos de distribuição física e digital. Por exemplo, Sunset Overdrive hoje é da Sony, mas publicado pela Microsoft, e está no Game Pass e não no Playstation. Então teoricamente Sekiro pode vir em algum momento ao Game Pass, mesmo que o IP não seja da Activision – Xbox.
Quais desses jogos chegarão ao Xbox Game Pass?
O pessoal da VGC nos dão uma mãozinha para entender quais serão os cenários futuros, nesse sentido. Mais precisamente, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, responde à pergunta diretamente:
“Ofereceremos o maior número possível de jogos da Activision Blizzard no Xbox Game Pass e no PC Game Pass, novos títulos e jogos apresentados no incrível catálogo da Activision Blizzard”.
A aquisição, que será concluída em junho de 2023 , tornará, portanto, ainda maior o já enorme catálogo. A Activision tem décadas de jogos e tradição e a Microsoft foca na retrocompatibilidade, então vai ser interessante ver até onde eles conseguirão ir.
Assim que foram anunciada a compra da Bethesda, no mês seguinte já entrou “Doom Eternal”, e depois de mais dois meses foi a vez de Skyrim. Após cerca de seis meses, quando a compra foi concluída, entraram mais 20 títulos. Talvez possamos ver um rito semelhante com a Activision, apesar que esta compra é bem maior e o processo pareça ser mais longo.
E isso não é tudo, porque os últimos jogos de janeiro que chegarão ao serviço de assinatura também foram revelados com antecedência. Quais jogos da Activision Blizzard vocês querem no Game Pass?