O Xbox Game Studios passou de 6 para 32 equipes no espaço de cinco anos, confirmando uma política de aquisição muito agressiva por parte da Microsoft: Benji-Sales apontou no Twitter. Contudo, sinceramente, são muito mais estúdios que 32, mas alguns são móveis e outros são interligados.
Ontem publicamos a lista agora substancial de todas as equipes first party do Xbox Game Studios após a aquisição da Activision Blizzard e, de fato, o crescimento foi substancial ao longo do tempo, tanto que é estranho pensar que em 2017 os estúdios de a casa havia apenas seis de Redmond.
Como os usuários do Xbox esperavam há muito tempo, em suma, a Microsoft está usando seus recursos econômicos praticamente infinitos para enriquecer seu portfólio de equipes de desenvolvimento próprias capazes de criar experiências de grande qualidade e profundidade.
I think no stat shows how aggressive Microsoft has been in studio acquisitions / growth than this
Xbox number of Studios in 2017 – 6
Xbox number of Studios after Activision Blizzard completes – 32
That's frankly unbelievable
— Benji-Sales (@BenjiSales) January 19, 2022
Por um lado, essa política pode ser lida como a consciência de não poder realmente rivalizar no contexto de produções narrativas baseadas em um singleplayer e as ações do PlayStation da Sony já estão em queda.
Por outro lado, Phil Spencer tem se mostrado um verdadeiro salvador da marca Xbox e tem conquistado a Microsoft para apostar bilhões e bilhões de dólares na marca. Se antes os pilares era Halo, Gears e Forza, agora a marca Xbox vai muito além disso com incontáveis IPs a serem exploradas.