Em 2017 havia essencialmente seis estúdios da Xbox Game Studios; Rare, Turn 10, 343 Industries, The Coalition, Mojang e Xbox Game Studios Publishing. Considere que na altura ainda nem a Playground Games tinha sido adquirida, apesar de já funcionar exclusivamente para Xbox (adentrou em 2018).
Agora Klobrille criou uma animação abaixaod (aperte o play) para exibir o crescimento impressionante da Xbox Game Studios em um curto período de tempo:
In 2018, Phil made a promise to the Xbox community. A promise to build an "industry-leading first-party organisation".
Today, this is where we are. A surreal transformation. pic.twitter.com/QEN53yuvTG
— Klobrille (@klobrille) October 16, 2023
No espaço de cerca de seis anos, porém, a Microsoft fez uma série de aquisições, que aumentaram enormemente o número de estúdios de desenvolvimento sob seu controle direto. A animação inclui, portanto, XGS gerenciados diretamente pela casa de Redmond, oito da marca Bethesda, dez da marca Activision, nove da marca Blizzard e mais de onze que tratam de jogos mobile, incluindo King.
Deve-se dizer que muitos dos estúdios da Activision e da Blizzard estão trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo, especialmente relacionados à série Call of Duty. Entretanto, toda essa estrutura está agora trabalhado a todo vapor para entregar muitos jogos diversificados para o Xbox Game Pass.