A DFC Intelligence fez um relatório sobre o que espera do Xbox, PlayStation e Nintendo no mercado de vendas de videogames, não de hardware, entre agora e 2026. O interessante do relatório é que a plataforma de videogames da Microsoft deve ganhar muito espaço este campo.
A empresa de análise de mercado de videogames DFC Intelligence publicou uma previsão atualizada sobre o mercado de consoles. No relatório, verifica-se que a Microsoft representa atualmente 20% da quota de ‘software’ no mercado de consolas, que tem sido a venda de jogos. Atualmente, o PlayStation lidera o mercado com 43%, e a Nintendo faz sua parte com 37% do mercado. No entanto, as coisas seriam um pouco diferentes para o ano de 2026, daqui a 4 anos.
A nova previsão para 2026 mostra que o Xbox da Microsoft atingiria 27% de participação de mercado, enquanto o PlayStation cairia para 39% e a Nintendo para 34%. Ou seja, o Xbox poderá tirar 7% de seus concorrentes nos próximos 4 anos.
Quando se trata do mercado total, que envolve as três empresas, a DFC Intelligence cortou suas estimativas anteriores pela metade devido a problemas contínuos de escassez. A previsão atualizada mostra um crescimento anual de 4%. No ano de 2022, a renda de todos os ecossistemas seria de 49.000 milhões de dólares.
Um dos grandes perdedores com os problemas de escassez será a Sony, que terá um estoque bastante limitado até o final de seu ano fiscal, que termina em março de 2023. Nesse período, a Sony espera vender 11,5 milhões de consoles PlayStation 5.
O DFC Intelligence levou em consideração os movimentos constantes da Microsoft no campo dos videogames. As pesquisas mostram que o PlayStation ainda é a plataforma preferida dos jogadores, mas isso mudaria à medida que o catálogo do Xbox crescesse, especialmente com as últimas aquisições, como a Bethesda e Activision-Blizzard.
A verdade é que o Xbox Series X/S é uma alternativa muito tentadora se combinado com o Game Pass, que oferece um catálogo bastante variado e de qualidade que é constantemente atualizado com novos lançamentos. Vamos mantê-lo atualizado com as novidades.