O ano fiscal do Xbox fecha de forma muito positiva. A Microsoft anunciou que a divisão de jogos teve receitas de 15,37 bilhões de dólares entre 1 de julho de 2020 e 30 de junho de 2021 com um crescimento de 32,8%. Os serviços do Xbox são os principais, mas a divisão de hardware cresceu 92% graças à chegada do Xbox Series X|S.
Como agora é de costume, a Microsoft não divulga mais números individuais, mas apenas receitas gerais. Dessa forma, descobrimos que a divisão de software/assinaturas registrou um aumento de US $ 2,3 bilhões durante o ano fiscal de 2021, que terminou em 1º de julho de 2021. Isso tornou o ano o melhor de todos os tempos para a Microsoft.
Obviamente, os maiores ganhos estão ligados às fortes vendas de software e serviços durante a pandemia. essa divisão conseguia 12,17 bilhões, contra 3,53 bilhões gerados pelo hardware.
We now estimate that the Xbox Series X|S has shipped 6.5m units into the channel.
Supply is steadily increasing with hardware revenue up 20% QoQ. AMD also reported an increase in its semi-custom business, suggesting a strong H2. https://t.co/oSzbeTS49E
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) July 29, 2021
O último trimestre foi o melhor de todos, embora os números do ano passado tenham sido excelentes. Neste caso, a diferença foi feita pelo hardware, que subiu 172%, o que compensou uma queda nos serviços de 4% por conta de lançamentos de terceiros e do fim do isolamento social. Estima-se que 6,5 milhões de unidades tenham sido distribuídas, em comparação com 5 milhões de Xbox 360 e 5,7 milhões de Xbox One vendidos no mesmo período.
A estratégia do futuro da Microsoft está cada vez mais baseado em serviços, melhorando o fluxo de entrada de conteúdo do Xbox Game Studios e de terceiros.