Em 2021, a Microsoft fez algumas declarações vagas sobre o desenvolvimento de um console Xbox que realizava streaming de jogos exclusivamente de seus serviços em nuvem. Em 2022, a Microsoft confirmou esses esforços, que afirmou ter o codinome Keystone. Ao mesmo tempo, a Microsoft disse que iria “se afastar da iteração atual do dispositivo Keystone”. Mais tarde, em 2022, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, postou uma imagem em sua conta X de parte de seu escritório, que pode ter incluído um pequeno vislumbre daquele protótipo do dispositivo Keystone.
Hoje, o Windows Central está relatando que uma patente da Microsoft que foi registrada pela primeira vez em junho de 2022 no Escritório de Patentes dos EUA e se tornou pública em dezembro de 2023 , mostra o design completo do dispositivo Xbox Keystone.
'Xbox Keystone': Planos do videogame totalmente em nuvem revelados por conta das patenteshttps://t.co/ckEilTaSOw pic.twitter.com/qPjJV2LHSN
— WinClub Games (@WindowsClubBr) June 26, 2024
Os desenhos neste registro de patente mostram um design quadrado com o logotipo do Xbox na frente que serve como um botão de ligar/desligar, junto com uma porta USB. A parte traseira incluía uma porta Ethernet, uma porta HDMI e um conector de energia. Infelizmente, o registro de patente não revelou nada sobre as especificações de hardware dentro do Keystone, incluindo seu processador e memória ou qual sistema operacional poderia estar executando-o.
No final, a queda da Keystone foi sua incapacidade de criar um dispositivo de streaming de jogos que teria um preço entre US$ 99 e US$ 129. Isso parece sugerir que o Keystone teria sido muito mais poderoso do que a maioria dos dispositivos de streaming e decodificadores atualmente disponíveis no Google, Amazon, Apple, Roku e outros.
O artigo acrescenta que durante o evento Xbox Games Showcase deste mês, um membro não identificado da equipe do Microsoft Xbox disse que a empresa obteve algum sucesso ao oferecer serviços Xbox Cloud Gaming em TVs Samsung selecionadas na forma de aplicativos. O relatório também afirma que a Microsoft está trabalhando para adicionar jogos de PC ao Xbox Cloud Gaming. Nvidia GeForce NOW também está disponível em algumas TVs Samsung que possuem uma grande biblioteca de títulos para PC.