Já se passaram mais de 18 anos desde que a Microsoft lançou a Xbox Live e cobrou dos usuários do Xbox a pagar para jogar online. Porém, apesar de, naquela época, os jogos online serem apenas um embrião em relação ao que são hoje, foi um gesto bastante polêmico. Por que pagar por algo que era grátis no PC? Bem, a resposta, com o passar do tempo, tornou-se mais do que óbvia. O Xbox Live Gold continuou a crescer e melhorar, oferecendo velocidades mais rápidas e mais recursos em jogos multiplayer, alguns deles “gratuitos” com a série Games with Gold, e muito mais. Com tudo isso, a Microsoft parecia ter conseguido justificar o preço desse serviço, então as pessoas pararam de reclamar. Até que apareceu a Sony copiou a ideia com a Playstation Plus.
O Xbox Game Pass foi lançado em 28 de fevereiro de 2017. Inicialmente, ele tinha um catálogo mais restrito do que toda a variedade que temos hoje e, portanto, era fácil pensar que era simplesmente uma proposta da Microsoft em resposta ao Uplay da Ubisoft ou Origin da Electronic Arts. No entanto, ele tinha planos muito maiores. O Xbox Games Pass estava incorporando cada vez mais jogos em um ritmo muito rápido, o que o tornava cada vez mais conhecido. Porém, foi há 3 anos que este serviço conseguiu despertar o interesse de milhões de pessoas, após Phil Spencer e a sua equipa anunciarem que os first party seriam lançadas diretamente nesta plataforma, começando com Sea of Thieves. Enfim, o Xbox Game Pass era maravilhoso, o único inconveniente era que também tínhamos que ter a Xbox Live Gold para desfrutar de jogos online …
Era impossível que ele não soubesse desse atraso de assinatura e não fizesse nada, por isso, mais tarde, lançou o Xbox Game Pass Ultimate, em 2019. A ideia era reunir a biblioteca de jogos, tanto para consoles quanto para PC, com o serviço online com uma única assinatura. A verdade é que era bom demais para ser verdade, sobretudo considerando que havia ofertas incríveis, como poder usufruir durante três meses por apenas um real. Ficou evidente que a empresa americana queria quebrar as regras e torná-lo um sucesso e, por isso, focou toda a sua campanha na promoção. Para se ter uma ideia, enquanto os usuários que continuaram com a Xbox Live Gold como um serviço autônomo tiveram que se contentar com quatro ou cinco jogos com ouro a cada mês, Os membros do Xbox Game Pass tinham centenas e centenas de títulos para escolher. Então, quem não obteria este serviço mais recente por uma diferença de preço mínima? Ainda havia alguns retardatários do formato antigo em janeiro deste ano, que a Microsoft aparentemente não sabia mais como convencer a mudar para o novo e, finalmente, o que aconteceu aconteceu.
Muitos brasileiros nem haviam tomado seu café matinal quando a Microsoft confirmou os rumores de que o preço da Xbox Live Gold iria subir. Um mês de Gold custaria muito mais mais. O raciocínio oficial da empresa foi o seguinte:
“Periodicamente, avaliamos o valor e o preço dos nossos serviços para refletir as mudanças nos mercados regionais e continuar a investir na comunidade Xbox. Portanto, faremos ajustes nos preços do Xbox Live Gold em mercados selecionados. Em muitos mercados, o preço de este serviço não muda há anos, e em outros é o mesmo há mais de 10 anos. “
Ok, esse é um raciocínio justo, mas você não precisa ser o mais inteligente do mundo para descobrir o principal motivo do aumento dos preços: tornar o Xbox Game Pass Ultimate uma oferta ainda melhor. Vejamos, não tenho formação em marketing, mas até eu sei que o mais inteligente é aumentar o preço da assinatura básica, sem mexer no que está incluso no pacote. Talvez eu seja louco, mas acho que é mais do que óbvio que o que eles queriam com isso era fazer com que muito mais jogadores passassem do Xbox Game Pass Ultimate e o tornassem o novo serviço básico do Xbox, na esperança de encerrar a Xbox Live. Infelizmente para a Microsoft, o fato de que muitos jogadores não previram isso e ninguém os alertou, causou tal reação que a empresa.
Quando falo sobre o plano B, quero dizer, é claro, o jogo AAA Outriders da Square Enix, que foi lançado em 1º de abril no Xbox Game Pass. Este título não será lançado como um Game with Gold, mas sim como um Game Pass, uma opção muito interessante considerando que, se fizesse parte do GwG seria gratuito apenas por um mês, enquanto, quando lançado como Game Passe, ficará disponível por mais tempo. Novamente, como podemos ver, o Xbox Game Pass é claramente o alvo da Microsoft. Outriders poderia facilmente ter sido uma forma de justificar o aumento do custo doa Xbox Live Gold, mas acabou sendo lançado no Xbox Game Pass. Claro, obviamente, para jogar este título no modo online, precisaremos estar inscritos na Gold, o que obviamente pode fazer parte da decisão. No entanto, parece que as coisas também podem mudar nesse sentido.
A primeira pista que temos sobre isso é que o modo multiplayer do Halo Infinite será gratuito quando for lançado neste final de ano. Sem dúvida, este título tão aguardado da 343 Industries teria impulsionado as assinaturas Xbox Live Gold, como sempre acontece. Mas então, por que a mudança repentina de mente e filosofia da Microsoft é devida? Será que ele lançou o Infinite no Game Pass para mostrar que a Live Gold não é a única opção? Visto dessa forma, você poderia dizer que os planos oficiais da empresa de que você não precisa ser um assinante Gold para poder jogar títulos gratuitos ainda este ano também reforçam essa teoria, não acha?
Resumindo, na minha opinião, a Microsoft está descaradamente tentando se livrar da Xbox Live Gold como um produto autônomo e quer que todos os usuários mudem para o Xbox Game Pass, e devemos realmente tentar. É verdade que o preço mais alto o torna menos acessível para nós com um orçamento mais apertado. No entanto, não se pode negar que o conteúdo deste serviço é superior. Acho que a Microsoft deveria colocar a Xbox Live Gold de lado para colocar toda a sua atenção no Xbox Game Pass Ultimate, pois isso permitirá que ela incorpore ainda mais e melhores jogos, torne mais títulos compatíveis com a nuvem e talvez até possibilite todos os jogos online é gratuito porque, afinal, as pessoas estão lá pela incrível biblioteca de títulos que ele oferece.
A cobrança para jogos online no Playstation ou no Xbox parece que destoa com a realidade dos dias de hoje e se distancia do PC, já que não é cobrado isso. No final das contas é uma cobrança dupla para uma finalidade, e atualmente os games já possuem muitas formas de pagamento, tanto é que até mesmo jogos free-to-play são muito lucrativos. Encerrar cobranças para jogar online e focar apenas em oferecer catálogo de jogos melhores no Xbox Game Pass e Playstation Now poderia ser mais interessante no final.