Em entrevista ao WindowsCentral, Phil Spencer falou sobre os planos futuros do Xbox, explicando que o objetivo da Microsoft é trazer continuamente inovação e valor ao ecossistema Green Crusader, não só através do Game Pass, mas também continuando a investir em hardware, nomeadamente videogames Xbox.
Como sabemos, a estratégia da gigante de Redmond é expandir o ecossistema Xbox também através do mercado de PC e mobile, além de disponibilizar o Game Pass no maior número possível de dispositivos graças à nuvem, libertando-o assim do modelo tradicional vinculado à venda de hardware. Isso, porém, não significa que a empresa tenha planos de se afastar do mercado de consoles. Com efeito, Phil Spencer afirmou que no futuro “terá muito mais o que falar” sobre o que está a fazer no setor de hardware, bem como no setor de serviços e nuvem.
“No mês passado promovemos Sarah Bond a presidente do Xbox, a equipe de hardware está em sua organização, a equipe de plataforma e serviços está em sua organização”, disse Spencer. “Fizemos essa mudança especificamente para garantir que tenhamos um foco unificado para nosso roteiro de inovação em hardware e serviços. Isso também inclui a plataforma de desenvolvedor para consoles Xbox. Trata-se da inovação que estamos fazendo com nossas equipes, mas teremos um muito mais para falar em termos do que estamos fazendo no espaço de hardware e no espaço de serviços – há muito trabalho para fazermos. Estamos sempre ouvindo.
“Quando se trata de jogos em nuvem, inicialmente falamos sobre o Xbox Cloud como uma forma de entrar no mercado de jogos para dispositivos móveis. E, globalmente, há muitas pessoas jogando jogos em nuvem em dispositivos móveis hoje. Mas em um lugar como os Estados Unidos, o a maneira como as pessoas usam a nuvem é principalmente nos consoles Xbox. Elas a usam para conferir jogos e procurar jogos que possam querer baixar para jogar através do Xbox Game Pass ou até mesmo comprar diretamente. Isso proporcionou inovações que não prevíamos. Quando observamos o que os clientes estão fazendo e ouvimos o feedback que eles nos dão, pensamos em outras coisas que podemos fazer com o Xbox Cloud e a experiência do console Xbox.”
Spencer posteriormente reiterou o conceito, explicando como a equipe do Xbox está envolvida em várias frentes ao mesmo tempo, com uma delas “talvez” trazendo inovações importantes para o sistema de Conquistas .
“Há um roteiro para hardware, um roteiro para serviços, talvez até um roteiro para melhorias nos Objetivos do Xbox, que eu sei que é algo com que você e muitos outros se preocupam”, disse Spencer.
“Precisamos ter certeza de que apresentamos esses roteiros aos nossos clientes para deixá-los entusiasmados. Percebemos que eles querem saber que, à medida que o Xbox continua a crescer, nosso compromisso com eles continua. Queremos que os principais clientes do Xbox, que sempre estiveram conosco, eles se sentem respeitados.”
Na mesma entrevista Spencer esclareceu que neste momento a Microsoft não tem planos de trazer o Xbox Game Pass para os consoles PlayStation e Xbox e falou das inúmeras franquias “adormecidas” que entraram no portfólio da empresa com a aquisição da Activision Blizzard e seu possível relançamento.