Enquanto a Sony anunciou sua atualização de console de meia geração PlayStation 5 Pro, a Microsoft está apostando em uma estratégia totalmente diferente para o Xbox. De acordo com rumores, não haverá atualização de console de meia geração semelhante ao Xbox One X, que foi lançado um ano após o PS4 Pro e entregou o melhor desempenho de console.
A Microsoft está, em vez disso, totalmente focada na próxima geração de hardware. Sarah Bond, presidente do Xbox, provocou que ele entregará o maior salto tecnológico já visto entre gerações de consoles:
[…] também estamos investidos no roteiro da próxima geração. E o que realmente estamos focados aqui é em entregar o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware, o que o torna melhor para os jogadores e para os criadores e as visões que eles estão construindo.
Acredita-se que a Microsoft integrará intensamente técnicas de aprendizado de máquina (IA) para atingir esse objetivo ousado, o que de outra forma seria quase impossível apenas com melhorias de silício.
Deixando isso de lado por um momento, os fãs do Xbox também estão se perguntando se verão uma repetição da linha dupla de SKUs desta geração com o Series S e X. Bem, de acordo com o Windows Central (que geralmente é bem informado quando se trata da Microsoft), a gigante da tecnologia está planejando lançar um console tradicional para suceder o Xbox Series X e, em seguida, um portátil separado que seria a “versão” da Microsoft para o Steam Deck.
De fato, os rumores de um Xbox portátil se intensificaram ultimamente, com o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, também provocando que o trabalho está de fato sendo feito em tal projeto. A grande questão sobre o portátil é se seria um PC portátil baseado em Windows ou um Xbox portátil real que roda jogos de console, embora a primeira opção pareça mais provável neste momento. Spencer mencionou que a Microsoft tinha trabalho a fazer para melhorar a experiência do Windows portátil e este projeto pode ser o momento certo para entregar.
Atualmente, há rumores de que a Microsoft está mirando o final de 2026 para o lançamento do console Xbox de próxima geração. O objetivo seria pular à frente do PlayStation 6 da Sony, que pode não ser lançado antes de 2028, e obter uma vantagem com uma estratégia semelhante ao Xbox 360, ainda o console de maior sucesso da Microsoft até o momento.