Mais informações continuam a surgir da massa de documentos tornados públicos durante o julgamento entre a Microsoft e a FTC sobre a compra da Activision Blizzard, neste caso confirmando a ideia de novos Xboxes chegarem em 2028, mas com algumas informações adicionais como possível abordagem “flexível” que sugeriria diferentes configurações.
A possível data de lançamento do novo Xbox já havia vazado nos últimos meses, sempre dentro do mesmo contexto, mas neste caso a questão é mais detalhada. A ideia de lançar em 2028 foi relatada durante uma reunião em maio de 2022 entre vários executivos de alto nível da Microsoft, como o CEO Satya Nadella, a CFO Amy Hood e o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer.
Para falar a verdade, da discussão não fica claro exatamente qual é o modelo de proposta que a Microsoft decidiu para a próxima geração, mas fala-se claramente de um “plano para 2028”, indicando, portanto, este ano com bastante precisão como o indicativo. para o lançamento dos novos consoles.
Respondendo a uma pergunta sobre adotar hardware fixo ou um sistema diferente, o vice-presidente corporal de experiências imersivas, Anuj Gosalia, relatou que “uma coisa que os consoles têm uma grande vantagem é o fato de fornecerem indicações muito claras como plataformas alvo aos desenvolvedores, graças aos kits de desenvolvimento”, sugerindo uma avaliação da abordagem tradicional com hardware fixo.
No entanto, o vice-presidente do ecossistema de jogos, Kevin Gammill, respondeu que “já iniciamos esse caminho com o Xbox One e o Xbox One Windows”. Com isso, o executivo parece querer dizer que a Microsoft pretende continuar com uma proposta composta por modelos com características diferentes, mesmo que pertençam à mesma geração em termos de retrocompatibilidade.
“Também precisamos ser mais flexíveis no avanço da Geração 10, mas também dar aos desenvolvedores uma maneira de aproveitar as vantagens dos recursos exclusivos do hardware.” Não está claro como isso pode ser alcançado, mas parece que a Microsoft planeja apresentar uma estratégia “flexível” para novos Xboxes a partir de 2028.